Brasil mobiliza escolas públicas para campanha nacional de vacinação de crianças e adolescentes

Foto: internet
Maior ação já realizada pelo Programa Saúde na Escola pretende vacinar 90% dos estudantes com menos de 15 anos até o dia 25; quase 28 milhões de alunos serão alcançados em mais de 100 mil instituições.
Por Paloma de Sá | GNEWSUSA

Até o dia 25 deste mês, escolas públicas de todo o Brasil estarão mobilizadas para atualizar a caderneta de vacinação de seus estudantes. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola, uma iniciativa conjunta dos ministérios da Saúde e da Educação, com foco em aumentar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes.

A campanha alcançará quase todos os municípios brasileiros — 5.544 dos 5.570 — e envolverá cerca de 27,8 milhões de alunos matriculados em 109,8 mil escolas públicas. Isso representa cerca de 80% das instituições da rede, marcando a maior adesão ao programa desde sua criação, em 2007.

O objetivo é imunizar 90% dos estudantes com menos de 15 anos. Serão aplicadas vacinas conforme a faixa etária, incluindo imunizantes contra febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY e HPV.

A campanha contará com o apoio direto dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), que levarão equipes às escolas para aplicar as vacinas. Em algumas localidades, os alunos poderão ser levados até as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para receberem a dose, sempre com autorização dos pais ou responsáveis.

Além da aplicação das vacinas, as cadernetas de vacinação dos estudantes serão checadas. Caso alguma dose esteja em atraso, os responsáveis serão informados para garantir a atualização completa do esquema vacinal.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a escola é um espaço estratégico para alcançar esse público. “Estamos falando de crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos, uma faixa etária que, muitas vezes, frequenta menos as unidades básicas de saúde. Por isso, aproveitar o espaço escolar não apenas para divulgar, mas também para vacinar, é fundamental”, afirmou.

A mobilização conta com um investimento de R$ 150 milhões por parte do Ministério da Saúde. Uma novidade desta edição é o reconhecimento da vacinação nas escolas como uma estratégia oficial de imunização. As doses aplicadas serão registradas sob a categoria “Vacinação Escolar”, permitindo um acompanhamento mais preciso e sistematizado do impacto da campanha.

Com essa medida, o governo federal espera não apenas proteger os estudantes, mas também reforçar a importância da vacinação como ferramenta essencial de saúde pública e prevenção de doenças.

  • Leia mais:

https://gnewsusa.com/2025/04/problemas-na-coluna-sao-a-principal-causa-de-licenca-medica-no-brasil/

https://gnewsusa.com/2025/04/adolescente-de-17-anos-que-planejava-matar-donald-trump-assassina-mae-e-padrasto-nos-eua-motivado-por-ideologias-neonazistas/

https://gnewsusa.com/2025/04/com-dois-gols-de-arrascaeta-flamengo-vence-o-gremio-na-arena-e-pressiona-quinteros/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*