Butantan desenvolve primeira vacina brasileira contra gripe aviária e aguarda liberação da Anvisa

Entre os anos de 2003 a 2024, 954 pessoas foram infectadas em 24 países com o vírus da gripe aviária.
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA

 

O Instituto Butantan deu um passo importante no combate à gripe aviária ao desenvolver a primeira vacina brasileira contra o vírus. O próximo passo é a autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para iniciar os testes clínicos em humanos.

O pesquisador Rafael Dhalia, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Pernambuco, destacou a relevância dessa conquista para o país. “Diferente do que ocorreu durante a pandemia de covid-19, quando dependíamos de vacinas importadas, agora temos a chance de liderar com uma vacina inteiramente desenvolvida e produzida no Brasil. Isso nos dá protagonismo no enfrentamento de uma possível epidemia”, afirmou.

De 2003 a 2024, a gripe aviária infectou 954 pessoas em 24 países, das quais 464 morreram, segundo Dhalia. A taxa de letalidade — cerca de 48,6% — é considerada extremamente alta, especialmente se comparada à da covid-19, que ficou abaixo de 1%. Para o pesquisador, isso mostra que a busca por uma vacina eficaz é uma estratégia essencial de saúde pública global.

Testes e voluntariado

Assim que os testes forem liberados pela Anvisa, 700 voluntários deverão receber duas doses da vacina. Podem participar pessoas com mais de 18 anos, exceto gestantes, que estejam com a saúde em dia e residam nos estados de Pernambuco, Minas Gerais ou São Paulo.

Os interessados precisam assinar um termo de consentimento e podem obter mais informações pelo número: (81) 99487-6755.

 

 

LEIA TAMBÉM:

https://gnewsusa.com/2025/04/ex-arbitro-e-preso-na-paraiba-suspeito-de-envolvimento-em-esquema-de-manipulacao-na-serie-b-do-brasileirao/

https://gnewsusa.com/2025/04/luka-doncic-enfrenta-os-mavericks-pela-primeira-vez-apos-troca-para-os-lakers/

https://gnewsusa.com/2025/04/brasil-desmantela-rede-de-trafico-internacional-com-ramificacoes-na-alemanha-e-america-do-sul/

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*