
Após parecer técnico que confirma o erro no pênalti, Sport anuncia que acionará o STJD para investigar a conduta da arbitragem na partida contra o Palmeiras.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
A Comissão de Arbitragem da CBF, após revisão do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), confirmou o erro na marcação de pênalti que resultou no segundo gol do Palmeiras e decretou a derrota do Sport por 2 a 1, no último domingo (7), na Ilha do Retiro, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
O parecer técnico do comitê, que revisou os lances da partida, apontou de forma unânime que a marcação foi equivocada. O pênalti foi assinalado aos 42 minutos do segundo tempo, após um contato entre o lateral-direito Matheus Alexandre e o meia Raphael Veiga.
Análise técnica aponta erro no pênalti
De acordo com os especialistas Nicola Rizzoli, Néstor Pitana e Sandro Ricci, o defensor do Sport tocou claramente a bola e não fez nenhum movimento adicional que justificasse a marcação de falta.
O comitê considerou o contato “acidental” e ressaltou que a queda de Veiga foi resultado da trajetória da bola atingindo sua perna, o que não configuraria infração. O relatório afirma que o VAR deveria ter sido utilizado para revisar a decisão, já que o contato foi “leve e inevitável”, uma consequência natural da jogada.
Gravações do VAR contrariam decisão técnica
A análise do CCEI divergiu da gravação da cabine do VAR, que foi divulgada após a partida. Na gravação, o árbitro de campo, Bruno Arleu, discutiu o lance com o árbitro de vídeo, Rodrigo Sá, e afirmou que “na hora que ele faz o tique-taque, ele toma o toque”, o que foi validado por Sá.
O árbitro de vídeo ainda alegou que a trajetória da bola não havia sido alterada e que, portanto, não houve mudança significativa no jogo, apesar do toque e do calço sofrido por Veiga.
Na última segunda-feira (7), a CBF anunciou o afastamento por tempo indeterminado de Bruno Arleu e Rodrigo Nunes de Sá. A decisão foi tomada com base no parecer do CCEI, que considerou o erro no lance crucial da partida.
Sport recorre ao STJD
Diante do erro de arbitragem reconhecido, a diretoria do Sport informou que entrará com uma representação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta terça-feira (8). O clube busca apurar a conduta de Arleu e Sá e quer que o tribunal investigue se houve infração passível de punição, reforçando a necessidade de correção para garantir a integridade do Campeonato Brasileiro.
Leia também:
Neymar retorna aos treinos no Santos após 33 dias e pode reforçar o Peixe contra o Fluminense
Acadêmico americano pode pegar 15 anos de prisão por suposto insulto à monarquia tailandesa
Mesmo com graves problemas de saúde idosa de 74 anos segue presa após atos do 8 de janeiro
Faça um comentário