Decisão surge após invasão de campo e mortes durante jogo contra o Fortaleza; clube chileno pode ser excluído da competição.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou, na noite desta sexta-feira (11), a suspensão provisória da presença de adeptos do Colo-Colo nos próximos jogos da equipa como mandante na Taça Libertadores. A decisão surge após os graves incidentes registados durante o encontro frente ao Fortaleza, disputado em Santiago, no Chile.
O jogo, que fazia parte da fase de grupos da competição, foi interrompido devido a uma invasão de campo por parte de torcedores chilenos. A situação agravou-se com relatos da morte de dois adeptos, o que pode levar a sanções ainda mais severas contra o clube, incluindo a possível exclusão da Libertadores.
No comunicado oficial divulgado no site da Conmebol, a entidade esclarece que, enquanto durar a investigação disciplinar, apenas será permitida a entrada de 70 membros da delegação do Colo-Colo, até 20 representantes da Federação Chilena de Futebol, 12 gandulas e profissionais devidamente credenciados.
Imagens do jogo mostraram jogadores do Colo-Colo a tentar impedir que os invasores alcançassem atletas do Fortaleza, o que evitou que a situação se tornasse ainda mais perigosa.
A delegação do clube brasileiro regressou a Fortaleza na noite da última sexta-feira, quase 24 horas após o tumulto. Os jogadores mantiveram o silêncio perante os jornalistas, enquanto o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, foi o único a se pronunciar:
“Esperamos uma punição rápida, pois a celeridade também ensina. Lamentamos profundamente tudo o que aconteceu. A receção pela direção do Colo-Colo foi cordial, mas o comportamento da claque no estádio foi inaceitável. Acredito que a Conmebol vai agir com firmeza. Todo o mundo do futebol reconhece a gravidade do ocorrido. O Chile está em choque ” afirmou Marcelo.
Leia também:
OMS avança em acordo global para fortalecer resposta a futuras pandemias
Dia do Obstetra celebra profissionais que garantem saúde e segurança no nascimento da vida
Fluminense goleia GV San José por 5 a 0 na Sul-Americana com dois golaços de Everaldo e Cano

Faça um comentário