Seis anos após receber a primeira decisão em jogo único, capital peruana volta a ser palco da grande final continental; estádio ainda será definido pela Conmebol.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
A Conmebol anunciou nesta segunda-feira (28) que Lima, no Peru, será a sede da final da Copa Libertadores de 2025. A decisão está marcada para o dia 29 de novembro, mas o estádio que receberá a partida ainda não foi divulgado.
A capital peruana volta a ser palco da decisão única do torneio seis anos depois de ter sediado a primeira final em jogo único da história da competição, em 2019, quando o Flamengo venceu o River Plate por 2 a 1 e conquistou o bicampeonato continental.
Naquela ocasião, a partida foi realizada no Estádio Monumental, que tem capacidade para cerca de 80 mil torcedores. Lima também conta com o Estádio Nacional, tradicional casa da seleção peruana, que comporta aproximadamente 43 mil espectadores. Brasília e Montevidéu também estavam na disputa para sediar a final, mas Lima era apontada como favorita.
Histórico das finais únicas da Libertadores:
- 2019: Flamengo 2 x 1 River Plate (Monumental, Lima)
- 2020: Palmeiras 1 x 0 Santos (Maracanã, Rio de Janeiro)
- 2021: Palmeiras 2 x 1 Flamengo (Centenário, Montevidéu)
- 2022: Flamengo 1 x 0 Athletico-PR (Monumental de Guayaquil)
- 2023: Fluminense 2 x 1 Boca Juniors (Maracanã, Rio de Janeiro)
- 2024: Botafogo 3 x 1 Atlético-MG (Monumental de Núñez, Buenos Aires)
- 2025: Lima (estádio a ser definido)
Será a sétima final em jogo único da história da Libertadores e a segunda vez que Lima será sede da decisão, repetindo o feito do Rio de Janeiro, que recebeu duas finais no Maracanã (2020 e 2023).
Precaução da Conmebol
Assim como vem fazendo desde 2024, a Conmebol optou por adiar a escolha do estádio até a fase semifinal, aguardando o perfil dos finalistas para evitar problemas de público, como ocorreu em edições passadas da Libertadores e da Sul-Americana. Em 2024, o Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, só foi anunciado após a definição dos semifinalistas.
Brasileiros na disputa
Sete clubes brasileiros estão na briga pelo título em 2025: Botafogo, Flamengo, São Paulo, Fortaleza, Internacional, Bahia e Palmeiras. O futebol brasileiro busca manter a hegemonia continental, tentando alcançar o sétimo título consecutivo da Libertadores.
Calendário da Libertadores 2025:
- Fase de grupos: 2 de abril a 28 de maio
- Sorteio do mata-mata: 4 de junho (previsão)
- Oitavas de final: 13 e 20 de agosto
- Quartas de final: 17 e 24 de setembro
- Semifinais: 22 e 29 de outubro
- Final: 29 de novembro
Leia também:
EUA detêm cidadão mexicano condenado por homicídio após 28 anos de prisão
Liverpool goleia o Tottenham e é campeão da Premier League 2024/25

Faça um comentário