Conmebol propõe Copa do Mundo de 2030 com 64 seleções para comemorar o centenário

Foto: Reprodução.
Alejandro Domínguez sugere à Fifa que o Mundial de 2030 seja excepcionalmente ampliado para 64 seleções, marcando os 100 anos da competição.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, anunciou nesta quinta-feira, durante o 80º congresso ordinário da entidade, que fará uma proposta oficial à Fifa para que a Copa do Mundo de 2030 seja disputada por 64 seleções, número superior ao atual de 48 equipes, que será adotado a partir do próximo torneio, em 2026.

A ideia de Domínguez é que o Mundial de 2030, em comemoração ao centenário da competição, tenha um formato excepcionalmente ampliado, celebrando a história da Copa com uma participação global ainda maior.

Mundial de 2030: proposta de ampliação para 64 seleções

A Copa do Mundo de 2030 será realizada de maneira única, em um formato que já foi discutido anteriormente em reuniões da Fifa, mas a proposta da Conmebol visa oficializar a ideia.

O torneio será a comemoração do 100º aniversário da primeira Copa do Mundo, realizada no Uruguai, em 1930. Para Domínguez, a celebração de um século de futebol mundial justifica a ampliação da competição para 64 seleções, de forma excepcional.

“Estamos convencidos de que a comemoração do centenário será única, porque 100 anos só se comemoram uma vez. E é por isso que propomos, pela única vez, realizar este aniversário com 64 equipes, em três continentes simultaneamente. Para que todos os países tenham a oportunidade de viver uma experiência global e para que ninguém neste planeta fique de fora desta celebração que, embora seja realizada em todos os lugares, é a nossa festa”, disse Alejandro Domínguez, em sua declaração durante o congresso.

 Copa do Mundo de 2030: sede e formato

A Copa do Mundo de 2030 já tem uma sede definida pela Fifa: o torneio será realizado em Marrocos, Portugal e Espanha, com os jogos iniciais sendo disputados na Argentina, Paraguai e Uruguai, países que abrigaram a primeira edição do torneio, em 1930.

O formato ainda está em fase de definição, mas a proposta de Domínguez visa fazer dessa edição um evento de proporções globais, com jogos acontecendo em vários continentes ao mesmo tempo, marcando de forma grandiosa o centenário da Copa.

O que já está confirmado:

– Sede principal: Marrocos, Portugal e Espanha
– Jogos iniciais: Argentina, Paraguai e Uruguai
– Data de realização: 2030, em comemoração ao centenário da Copa do Mundo

A proposta de 64 seleções será discutida nos próximos meses e precisará ser aprovada pela Fifa, mas já causou grande expectativa entre os fãs de futebol e especialistas, que esperam por uma edição histórica e recheada de emoções.

Leia também:

Flamengo x Chelsea é o 3º jogo mais procurado no Mundial de Clubes 2025; veja o ranking completo

Brasil: duas jovens morrem atropeladas por carro em alta velocidade em São Caetano do Sul, SP

Brasil: Polícia Civil do Rio de Janeiro prende dois suspeitos em operação contra lavagem de dinheiro do tráfico de drogas

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*