Corinthians demite Ramón Díaz três semanas após título paulista

Foto: Reprodução.
Queda de rendimento, críticas públicas de Depay e início fraco no Brasileirão levam à saída do treinador; Dorival Júnior é o favorito para assumir.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

Ramón Díaz já não é treinador do Corinthians. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (17) pelo presidente Augusto Melo e pelo diretor de futebol Fabinho Soldado, após um início decepcionante no Campeonato Brasileiro e uma visível queda de rendimento da equipe nas últimas semanas.

Apesar da recente conquista do Campeonato Paulista 2025, há exatos 21 dias, contra ao rival Palmeiras, o desempenho do Timão deteriorou-se rapidamente. Desde então, o clube disputou seis jogos e venceu apenas um. Na Copa Sul-Americana, somou apenas um ponto em duas rodadas, e atualmente ocupa o 13º lugar na tabela do Brasileirão.

Outro fator decisivo foi o descontentamento público de Memphis Depay, que criticou abertamente a abordagem tática de Ramón Díaz, gerando repercussão negativa nos bastidores.

Substituto à vista?

O principal nome ventilado para substituir Díaz é Dorival Júnior, que está livre no mercado desde que deixou o comando da seleção brasileira em março. Ele já foi sondado informalmente por pessoas próximas ao presidente, embora ainda não tenha havido uma abordagem oficial por parte da diretoria.

Balanço da passagem de Ramón Díaz

O treinador argentino comandou o Corinthians em 59 partidas, com 30 vitórias, 16 empates e 13 derrotas, alcançando um aproveitamento de 59,8%. No ano passado, protagonizou uma arrancada histórica de nove vitórias seguidas no Brasileirão, livrando o clube do rebaixamento.

Apesar disso, acumulou eliminações nas semifinais da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. Em 2025, o clube foi eliminado ainda na fase preliminar da Conmebol Libertadores, competição considerada prioritária pela direção.

Nota oficial do clube

Nesta quinta-feira (17), o Sport Club Corinthians Paulista comunica o desligamento de Ramón Díaz do cargo de técnico da equipe. Também deixam o clube os auxiliares Emiliano Díaz, Bruno Urribarri e Osmar Ferreyra, além do preparador físico Diego Pereira.

Díaz chegou ao Corinthians em julho do ano passado e conquistou o Campeonato Paulista de 2025 pelo Timão.

A diretoria de futebol agradece aos profissionais pelos serviços prestados ao clube e deseja sucesso na sequência de suas carreiras.

O Corinthians, por meio do seu executivo de futebol Fabinho Soldado, não fez contato com nenhum outro treinador antes da decisão pela saída de Ramón Díaz.

Orlando Ribeiro, técnico do sub-20 do Corinthians, comandará o treino do elenco principal nesta sexta-feira (18)”.

Enquanto um novo técnico não é anunciado, o treinador do sub-20, Orlando Ribeiro, assumirá interinamente os treinos da equipe principal já nesta sexta-feira (18).

Leia também:

Flamengo goleia Juventude e mantém liderança isolada no campeonato brasileiro

Calleri sofre grave lesão no joelho e pode desfalcar o São Paulo por até nove meses

Trump descarta pressão chinesa e reafirma confiança na força econômica dos EUA

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*