Ex-árbitro é preso na Paraíba suspeito de envolvimento em esquema de manipulação na Série B do Brasileirão

Foto: Reprodução.
D’Guerro Xavier, que já havia sido afastado da arbitragem por outro escândalo, foi detido em João Pessoa durante a Operação Jogada Marcada, deflagrada em seis estados nesta quarta-feira (9).
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

A Polícia Civil de Goiás deflagrou nesta quarta-feira (9) a Operação Jogada Marcada, com o objetivo de desarticular um esquema internacional de manipulação de resultados em partidas de futebol. Um dos alvos da operação é o ex-árbitro paraibano D’Guerro Batista Xavier, de 46 anos, preso em casa no bairro Funcionários II, em João Pessoa, durante o cumprimento de mandados de prisão temporária e busca e apreensão.

D’Guerro já estava afastado da arbitragem profissional desde 2018, quando foi investigado na Operação Cartola, que revelou um esquema de corrupção no futebol paraibano. Apesar de fora dos quadros oficiais, ele seguia atuando em torneios amadores e mantinha relações com figuras do meio esportivo.

A nova investigação, conduzida pela Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), com sede em Goiânia, aponta que o ex-árbitro faria parte de um grupo chamado “Árbitros da Propina”, suspeito de manipular resultados de partidas da Série B do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Angolano. O objetivo seria beneficiar apostadores envolvidos em esquemas de apostas ilegais. A operação também investiga transferências bancárias entre jogadores de diversos estados e clubes internacionais.

Ao todo, foram expedidos sete mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão em seis estados: Paraíba, Goiás, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Espírito Santo. Policiais civis de Goiás estiveram presentes em João Pessoa para acompanhar o cumprimento dos mandados contra D’Guerro.

Em declaração a um canal de televisão, D’Guerro Xavier negou envolvimento nos crimes e disse desconhecer o motivo de sua prisão. A Polícia Civil, por sua vez, ainda não divulgou quais partidas específicas teriam sido manipuladas, nem os valores das transações investigadas.

O ex-árbitro será interrogado e os dados coletados serão enviados à equipe da DEIC em Goiás. D’Guerro permanece detido na Central de Polícia Civil de João Pessoa, onde poderá ficar por até cinco dias. Caso surjam novos elementos nas investigações, sua prisão poderá ser convertida em preventiva.

Leia também:

Luka Doncic enfrenta os Mavericks pela primeira vez após troca para os Lakers

Com time misto, Corinthians busca empate na Colômbia e soma primeiro ponto na Sul-Americana

No Brasil, casal é preso, no Piauí, com quase 5 mil maços de cigarros ilegais vindos do Paraguai

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*