Fungo altamente resistente é identificado pela primeira vez no Brasil

Após diversas viagens à Europa, brasileiro sofre primeiro registro de fungo dermatófito altamente resistente no interior de SP.
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA

 

O fungo dermatófito Trichophyton indotineae, conhecido por sua alta resistência a antifúngicos, foi registrado pela primeira vez no Brasil. O caso foi descrito em um estudo publicado nos Anais Brasileiros de Dermatologia, que alerta para os desafios de tratamento e o risco de disseminação.

O paciente, um homem de 40 anos, sem comorbidades, apresentou lesões na pele após retornar de Londres, em janeiro de 2024.

Antes disso, ele havia feito viagens por países como Áustria, Eslováquia, Hungria, Polônia, Escócia e Turquia. Em março do mesmo ano, exames laboratoriais confirmaram a infecção pelo Trichophyton indotineae durante um atendimento dermatológico em Piracicaba (SP).

Desafios no tratamento

Inicialmente, o paciente respondeu bem aos antifúngicos, com melhora clínica completa. No entanto, ao interromper o tratamento, o fungo voltou a se manifestar.

Mesmo após um novo ciclo de medicação, houve recaída apenas quatro dias após a suspensão do uso dos remédios.

Diante da dificuldade de erradicação do fungo, especialistas reforçam a necessidade de vigilância epidemiológica e do desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para conter a disseminação desse patógeno resistente.

 

LEIA TAMBÉM: 

https://gnewsusa.com/2025/04/justica-proibe-farmaceuticos-de-prescrever-medicamentos-no-brasil/

https://gnewsusa.com/2025/04/dia-mundial-da-conscientizacao-sobre-o-autismo-inclusao-e-respeito-em-foco/

https://gnewsusa.com/2025/04/pobreza-na-argentina-cai-de-529-para-381-em-um-ano-de-governo-javier-milei/

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*