Gabigol viaja para acompanhar julgamento e fica fora de treino do Cruzeiro

Foto: Reprodução.
Atacante tenta reverter punição no CAS e pode perder efeito suspensivo; Cruzeiro acompanha o caso de perto.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

O atacante Gabigol não participou do treinamento do Cruzeiro nesta quinta-feira, na Toca da Raposa, devido à sua viagem ao Rio de Janeiro. O jogador embarcou na tarde da última quarta-feira (2) para acompanhar o julgamento e, se necessário, prestar depoimento (de forma virtual) no CAS (Tribunal Arbitral do Esporte).

Gabigol recorreu contra a decisão da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e da União Federal, após ser suspenso por dois anos a partir de abril de 2023, quando foi realizada a coleta de exames no CT do Flamengo. O caso, que originou o julgamento, teve a decisão de punição emitida em março de 2024, com a suspensão iniciando de forma retroativa, em 08 de abril de 2023.

A expectativa é que o recurso de Gabigol seja analisado e uma resposta seja dada até sexta-feira (4), o último dia previsto para o julgamento. O Cruzeiro ainda não se pronunciou sobre os detalhes da audiência, mas está acompanhando o caso de perto.

O atacante busca reverter a punição em primeira instância e eliminar qualquer sanção imposta. Caso a decisão seja mantida, ele terá que cumprir o restante da pena, que se estende até 08 de abril deste ano.

Desde a suspensão, Gabigol tem atuado com base em um efeito suspensivo concedido pelo CAS, que foi alcançado um mês após a primeira decisão. No Cruzeiro, o jogador já disputou nove partidas e marcou seis gols.

Neste julgamento, três árbitros foram designados para avaliar o recurso apresentado pela defesa de Gabigol. A informação sobre a viagem do atacante foi inicialmente divulgada pela rádio Itatiaia e confirmada e ampliada pelo ge.

A situação de Gabigol no Cruzeiro

Com o efeito suspensivo, Gabigol foi liberado para treinar e atuar pelo Flamengo na reta final de seu contrato. No entanto, as partes não chegaram a um acordo para renovação e o atacante anunciou que deixaria o clube ao fim do vínculo, optando por assinar com o Cruzeiro.

Durante o treino desta quinta-feira, os jogadores titulares no confronto contra o Unión participaram de parte das atividades com o grupo e, em seguida, fizeram trabalhos físicos específicos. Matheus Pereira trabalhou normalmente na Toca da Raposa.

Entenda o caso

Gabigol foi acusado de dificultar a realização de um exame antidoping no CT do Flamengo, em uma abordagem surpresa feita pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem. Embora o jogador tenha testado negativo, os oficiais de coleta alegaram que ele tentou fraudar o processo, de acordo com o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem. O incidente ocorreu em 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu.

Segundo os responsáveis pela coleta, Gabigol não se apresentou voluntariamente para o exame antes do treino, ignorou os oficiais após a atividade, e ao invés de seguir os procedimentos indicados, pegou o vaso coletor sem comunicar a ninguém. Além disso, ele se irritou quando o oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta e entregou o vaso aberto, contrariando as orientações.

O atacante foi notificado pela primeira vez sobre a acusação de tentativa de fraude em 30 de maio de 2023. O Flamengo contratou o advogado Bichara Neto para defender Gabigol, e o jogador sempre alegou que não houve intenção de fraudar o exame.

Leia também:

Flamengo estreia na Libertadores contra o Deportivo Táchira em busca do tetracampeonato

EUA: Mulher é presa e acusada 55 anos depois da morte de um bebê

Juízes deixam gabinete de Moraes incluindo envolvido em vazamento de informações sigilosas

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*