Irlanda: Mulher admite fraude em pensão da mãe falecida e afirma que era uma forma de “mantê-la viva“

Catherine Byrne, de 56 anos, não registrou a morte da mãe e seguiu recebendo os pagamentos fraudulentos por quase três anos.
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA

 

Catherine Byrne, de 56 anos, foi condenada a dois anos de prisão após confessar ter continuado a receber, de forma fraudulenta, os benefícios sociais destinados à sua mãe já falecida. O caso foi julgado no Tribunal do Circuito de Dundalk, na Irlanda, e envolve o recebimento ilegal da pensão de viúva e do auxílio-cuidador por quase três anos após a morte da mãe, em 2019.

De acordo com informações, Byrne não comunicou oficialmente o falecimento da mãe e seguiu coletando os pagamentos até janeiro de 2022, utilizando uma agência dos correios localizada na West Street, em Drogheda, no condado de Louth.

Ao ser interrogada pelas autoridades, Catherine afirmou que a atitude foi impulsionada pelo luto. “Era uma forma de manter minha mãe viva”, justificou. Ela declarou ainda que o dinheiro era usado, principalmente, para comprar flores para o túmulo da mãe — não para custear uma vida de luxo.

Sem antecedentes criminais, a ré passou a devolver parte do valor desviado, pagando semanalmente €120 (aproximadamente R$ 800) ao Departamento de Assistência Social. O juiz Dara Hayes calculou que a quitação completa da dívida levará pouco mais de uma década.

Durante a audiência, o magistrado destacou a gravidade da situação. “A morte não foi registrada, o que é incomum, e ela continuou facilitando a fraude ao longo dos anos. O luto teve um impacto profundo, mas isso não justifica a omissão”, afirmou. Apesar de reconhecer que Byrne não agiu por ganância, o juiz ressaltou que “crimes contra o erário público devem ser tratados com seriedade”.

Além da pena de prisão suspensa, Catherine Byrne foi sentenciada a 240 horas de serviço comunitário.

 

LEIA TAMBÉM:

https://gnewsusa.com/2025/04/oms-lanca-primeiras-diretrizes-globais-para-o-tratamento-da-meningite-forma-bacteriana-pode-ser-fatal-em-apenas-24-horas/

https://gnewsusa.com/2025/04/numero-de-criancas-com-autismo-cresce-nos-estados-unidos-e-atinge-1-em-cada-31-segundo-cdc/

https://gnewsusa.com/2025/04/governo-lula-tenta-sufocar-pl-da-anistia-com-ameacas-a-deputados-da-base-aliada/

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*