
Pesquisa revela que a oposição tem nomes fortes para derrotar Lula nas urnas
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
Um levantamento da AtlasIntel/Bloomberg, divulgado nesta terça-feira (1º), aponta que Lula (PT) teria dificuldades em um eventual segundo turno nas eleições de 2026. Em diferentes cenários, o petista ficaria atrás de Pablo Marçal (PRTB), Jair Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 24 de março, por meios digitais, com 4.659 brasileiros. Os números mostram que Marçal teria 51% das intenções de voto contra 46% de Lula, enquanto Bolsonaro venceria o petista por 48% a 46%. Já Tarcísio aparece com 47%, também superando Lula, que mantém os mesmos 46%.
O estudo tem margem de erro de um ponto percentual e um nível de confiança de 95%, indicando que a rejeição ao atual governo segue alta. Contra nomes menos expressivos, como Ronaldo Caiado (União), Eduardo Leite (PSDB) e Romeu Zema (Novo), Lula ainda conseguiria vantagem, mas o cenário com candidatos mais fortes da direita é desafiador para o petista.
Apesar de Bolsonaro estar inelegível até 2030 devido a decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sua base de apoio permanece sólida. Marçal, por sua vez, enfrenta uma condenação de inelegibilidade na primeira instância da Justiça Eleitoral e já manifestou sua intenção de recorrer.
Os dados da pesquisa reforçam que a oposição tem nomes bem posicionados para a disputa presidencial e que, mesmo com Bolsonaro fora do páreo, há alternativas viáveis para derrotar Lula nas urnas.
Leia mais
Brasil reforça combate ao contrabando e apreende embarcação na fronteira com o Paraguai
Faça um comentário