Trump acusa Putin de prolongar guerra e defende endurecimento de sanções

Em encontro com Zelensky, presidente dos EUA reafirma compromisso com a paz e critica ataques russos contra civis.

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

Donald Trump voltou a deixar claro neste sábado (26) que não aceitará ações que prolonguem a guerra na Ucrânia sem uma resposta firme dos Estados Unidos. O presidente americano utilizou sua rede Truth Social para criticar duramente os recentes ataques russos contra alvos civis e levantou dúvidas sobre a intenção de Vladimir Putin de encerrar o conflito.

“Não havia razão para Putin disparar mísseis contra áreas civis, cidades e vilarejos nos últimos dias. Isso me faz pensar que talvez ele não queira acabar com a guerra, que está apenas me enrolando, e precisa ser tratado de forma diferente, por meio de ‘sanções ao sistema bancário’ ou ‘sanções secundárias’. Muitas pessoas estão morrendo!!!,” publicou Trump, em um recado direto ao presidente russo.

Em Roma, onde compareceu ao funeral do papa Francisco, Trump aproveitou a ocasião para se reunir pessoalmente com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. O encontro breve, mas significativo, foi descrito como “muito produtivo” pelo diretor de comunicação da Casa Branca, Steven Cheung, e reforçou o alinhamento dos Estados Unidos com a causa ucraniana.

Zelensky, que também compartilhou uma foto da reunião em sua rede social, afirmou que o diálogo foi “construtivo”, sinalizando uma aproximação importante após meses de tensões diplomáticas. Desde a última reunião entre os dois líderes, ocorrida em fevereiro na Casa Branca, o clima entre Washington e Kiev vinha sendo marcado por cobranças firmes de Trump em busca de avanços concretos pela paz.

O momento é particularmente delicado, já que, paralelamente, os Estados Unidos e a Rússia conduzem tratativas para um possível acordo de cessar-fogo. Na sexta-feira (25), o enviado norte-americano Steve Witkoff esteve em Moscou para conversar com Putin, tentando abrir espaço para um entendimento que encerre o conflito.

Leia mais 

Estados Unidos: ex-juiz e esposa são presos por abrigar criminosos armados ligados a facção estrangeira no Novo México

Brasil: operação combate garimpo ilegal de ouro e resulta em prisões e destruição de balsas em Minas Gerais

Felipe Bardi conquista o ouro e marca histórica no Sul-Americano de Atletismo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*