John Korir e Sharon Lokedi, ambos do Quênia, foram os grandes vencedores da 129ª edição da Maratona de Boston, realizada na última segunda-feira (21), nos Estados Unidos. O evento reuniu mais de 30 mil corredores de todo o mundo e marcou a segunda Major do ano. A próxima será a Maratona de Londres, no domingo (27 de abril).
Com uma performance dominante, John Korir venceu pela primeira vez a tradicional prova de 42,195 km, cruzando a linha de chegada em 2h04min45s. O atleta assumiu a liderança após os 30 km e manteve vantagem até o final, deixando para trás o tanzaniano Alphonce Simbu, segundo colocado, e o compatriota Cybrian Kotut, que terminou em terceiro.
“Eu me preparei muito para Boston e segui o plano. Quando senti que era o momento certo, ataquei”, disse Korir à organização da prova. Ele também celebrou a conquista lembrando seu irmão, Wesley Korir, campeão da Maratona de Boston em 2012.
John Korir e Sharon Lokedi, vencedores da maratona de Boston 2025. Foto: Boston Marathon.
No feminino, Sharon Lokedi brilhou ao superar uma disputa acirrada e estabelecer o novo recorde da prova entre as mulheres, com o tempo de 2h17min22s. A queniana impediu o tricampeonato consecutivo de Hellen Obiri, que chegou 19 segundos depois, em 2h17min41s. O pódio foi completado pela etíope Yehualaw Yalemzerf, com 2h18min06s.
As três primeiras colocadas quebraram a antiga melhor marca feminina da prova, que pertencia à etíope Buzunesh Deba (2h19min59s, em 2014). Lokedi, que foi a quarta colocada na Maratona de Paris 2024, celebrou emocionada:
“Foi uma corrida difícil, com grandes atletas ao meu lado. Essa vitória significa muito para mim.”
Calendário das próximas Maratonas Majors 2025
Londres: 27 de abril
Sydney: 31 de agosto
Berlim: 21 de setembro
Chicago: 12 de outubro
Nova York: 2 de novembro
A temporada 2025 das Maratonas Majors segue emocionante, com performances históricas e rivalidades intensas. Todas as atenções agora se voltam para Londres.
Faça um comentário