
Senador critica mudanças na proposta e diz que presidente do Congresso está se afastando do acordo feito com a oposição.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
Flávio Bolsonaro (PL-RJ) voltou a colocar em pauta a cobrança por anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Desta vez, o foco de sua crítica foi o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), a quem acusa de não estar cumprindo o que foi prometido anteriormente à oposição.
O senador relembrou que, durante a articulação pela presidência do Senado, houve um entendimento de que o tema seria tratado com seriedade e que o projeto de anistia avançaria no Legislativo. No entanto, ele afirma que o acordo está sendo ignorado. “Vamos pedir para o Davi [Alcolumbre] que ele cumpra a palavra dele porque não adianta fazer uma meia anistia”, declarou Flávio, deixando clara sua insatisfação com os rumos das discussões.
A nova proposta que está sendo construída no Senado, segundo informações de bastidores, prevê penas mais brandas para manifestantes de menor envolvimento, enquanto mantém punições mais severas para quem organizou ou financiou os atos. A oposição, porém, vê isso como uma distorção do que foi pactuado.
Para Flávio Bolsonaro, não há espaço para medidas paliativas ou seletivas. Ele rechaça qualquer tentativa de dividir os envolvidos em categorias e afirma que a anistia deve ser integral. “Nosso ponto de vista é que não dá pra ter um meio termo, uma meia anistia, tirar uns e botar outros, não é assim”, disse o senador.
O projeto que vem sendo discutido conta com a participação do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) e do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A expectativa de seus articuladores é protocolar a nova versão ainda neste mês.
Flávio deixou claro que pretende levar a cobrança diretamente a Alcolumbre. “Assim que eu tiver oportunidade eu vou conversar com o presidente e vou cobrar obviamente dele que cumpra sua palavra conosco da oposição, que foi pautar esse assunto”, afirmou, sinalizando que a oposição não pretende recuar na defesa da anistia total.
Leia mais
Grêmio vence o Santos por 1 a 0 em duelo decisivo para evitar rebaixamento no Brasileirão
Brasil: Receita Federal apreende mais de meio milhão de reais em haxixe no oeste do Paraná
Governo Trump pagará US$ 1.000 a imigrantes ilegais que deixarem o país de forma espontânea
Faça um comentário