Audiência dos irmãos Menendez é adiada para agosto, quase 30 anos após condenação

Nova sentença veio quase três décadas depois de ambos terem sido condenados pelo assassinato de seus pais, José e Kitty Menendez.
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA

 

A tão aguardada audiência de liberdade condicional dos irmãos Erik e Lyle Menendez foi adiada para os dias 21 e 22 de agosto, segundo informou o Departamento de Correções e Reabilitação da Califórnia (CDCR) em 19 de maio. Inicialmente marcada para 13 de junho, a sessão avaliaria o pedido de clemência feito pelos irmãos, hoje com 54 e 57 anos.

Erik e Lyle foram condenados à prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional em 1996, acusados de assassinar seus pais, José e Kitty Menendez, a tiros, em sua casa em Beverly Hills, em 1989. No entanto, em 13 de maio deste ano, receberam uma nova sentença que os torna elegíveis para a liberdade condicional após mais de três décadas atrás das grades.

A defesa dos irmãos afirma que os crimes foram motivados por anos de abuso sexual por parte do pai e negligência da mãe. Em 2023, seus advogados apresentaram uma petição de habeas corpus baseada em novas evidências, incluindo uma carta de Erik ao primo Andy Cano, escrita meses antes dos assassinatos, onde relatava os abusos sofridos.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, pode conceder clemência a qualquer momento, mas declarou que só tomará uma decisão após a audiência de agosto. Enquanto isso, o conselho de liberdade condicional conduz uma investigação sobre os possíveis riscos à segurança pública caso os irmãos sejam libertados.

Desde 2018, Erik e Lyle cumprem pena juntos na Penitenciária Richard J. Donovan, em San Diego, após mais de duas décadas em prisões separadas. Durante o tempo na prisão, se dedicaram a estudos e projetos sociais. Lyle se formou em sociologia pela Universidade da Califórnia, em Irvine, e agora cursa mestrado. Em 2024, ambos lançaram um projeto de arte comunitária na unidade, promovendo a pintura de murais por detentos.

O caso, que ganhou notoriedade nos anos 1990 com um julgamento transmitido ao vivo, voltou a chamar atenção com a série Monstros: A História de Erik e Lyle Menendez, lançada pela Netflix em 2024, reacendendo o debate público sobre justiça, trauma e reabilitação.

 

LEIA TAMBÉM:

https://gnewsusa.com/2025/05/tottenham-conquista-a-liga-europa-com-vitoria-sobre-o-manchester-united/

https://gnewsusa.com/2025/05/defesa-de-bruno-henrique-pede-arquivamento-de-investigacao-sobre-manipulacao-de-apostas/

https://gnewsusa.com/2025/05/brasil-policia-federal-intensifica-combate-a-extracao-ilegal-de-recursos-naturais-no-litoral-paulista/

 

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*