Botafogo vence Universidad de Chile e se classifica em segundo lugar na Libertadores

Foto: Reprodução.
Com um a menos desde o primeiro tempo, Alvinegro vence por 1 a 0 com grande atuação de Igor Jesus e mantém vivo o sonho do bicampeonato continental.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

Na raça, na superação e com um jogador a menos durante mais de uma hora de jogo, o Botafogo garantiu sua vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores 2025.

Na noite da última terça-feira (27), no Estádio Nilton Santos, o atual campeão continental venceu a Universidad de Chile por 1 a 0, com gol de Igor Jesus, e selou sua classificação em segundo lugar no Grupo A, com 12 pontos.

O time comandado por Renato Paiva teve Jair expulso aos 27 minutos do primeiro tempo, após um carrinho forte em Aránguiz, revisto pelo VAR. Mesmo assim, o Botafogo manteve a organização e mostrou personalidade para buscar a vitória.

O gol da classificação veio aos 37 da etapa inicial, quando Igor Jesus aproveitou cruzamento de Savarino e cabeceou com categoria, sem chances para o goleiro.

Classificação garantida

Com a vitória, o Botafogo chegou aos mesmos 12 pontos do Estudiantes, que venceu o Carabobo por 2 a 0. No entanto, os argentinos levaram a melhor no saldo de gols (6 contra 3) e ficaram com a liderança da chave.

A Universidad de Chile, que entrou como líder na última rodada, perdeu a vaga e vai disputar os playoffs da Copa Sul-Americana, ficando em terceiro com 11 pontos.

Jogo tenso e emocionante

Mesmo com um jogador a menos, o Botafogo teve chances de ampliar, especialmente em contra-ataques. No segundo tempo, o time chileno pressionou em busca do empate: Aránguiz acertou o travessão logo aos quatro minutos, Fernández assustou aos 33, e Guerra perdeu chance clara de cabeça aos 39.

Mas o Glorioso resistiu com muita garra e contou com uma atuação segura da defesa e do goleiro John. O Alvinegro ainda chegou a balançar as redes novamente em um contra-ataque no fim, mas o VAR anulou o segundo gol por toque de mão de Igor Jesus no início da jogada.

Roteiro conhecido, espírito campeão

A classificação heroica lembrou o roteiro da final da Libertadores de 2024, quando o Botafogo venceu o Atlético-MG mesmo com um jogador a menos desde o primeiro minuto.

Desta vez, o time precisou repetir o espírito de luta e disciplina após a expulsão de Jair e mostrou, mais uma vez, por que é o atual campeão continental.

De olho nas oitavas e no Brasileirão

O sorteio das oitavas de final será realizado na próxima segunda-feira. Como segundo colocado do grupo, o Botafogo enfrentará um dos líderes de grupo e fará o segundo jogo fora de casa.

Antes disso, o time volta a campo pelo Campeonato Brasileiro, no próximo domingo (1/6), às 16h, contra o Santos, na Vila Belmiro. Já a Universidad de Chile terá que esperar até julho para disputar os playoffs da Sul-Americana, nas semanas dos dias 16 e 23.

Olho da Seleção

Recém-apresentado como técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti marcou presença no Nilton Santos e acompanhou o jogo in loco. E viu de perto a grande atuação de Igor Jesus, que brilhou com o gol da vitória e participação ativa no ataque.

Leia também:

Corinthians perde para o Huracán e é eliminado da Sul-Americana

Governo Trump solicita intervenção da Suprema Corte para deportar imigrantes

Bebê de 8 meses é resgatada de casa em situação extrema de insalubridade nos EUA

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*