Brasil: PF desmonta rota aérea internacional de drogas em megaoperação por cinco estados

Ação integrada cumpre mandados em cinco estados e revela estrutura criminosa ligada ao transporte aéreo de drogas vindas do Paraguai. 

Por Ana Raquel |GNEWSUSA 

A Polícia Federal desencadeou nesta quarta-feira (28), a Operação Tango Down, com foco no desmantelamento de uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de entorpecentes por meio aéreo. A ação ocorreu simultaneamente nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com o cumprimento de 9 mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal.

A investigação, que se estende desde 2019, teve início após a interceptação de um helicóptero carregado com cocaína no município de Naviraí (MS). Na ocasião, a operação foi conduzida em parceria com a Polícia Militar, o que deu início a um extenso levantamento sobre o modus operandi do grupo criminoso.

Durante os anos de investigação, a Polícia Federal identificou uma logística sofisticada, que utilizava aeronaves particulares para o transporte de drogas vindas do Paraguai. Um dos episódios mais emblemáticos ocorreu em janeiro de 2023, quando aproximadamente 500 kg de cocaína foram apreendidos em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), numa operação que contou com o apoio da Força Aérea Brasileira e de polícias locais.

No decorrer das investigações, foram apreendidas 27 toneladas de maconha, mais de 1,1 tonelada de cocaína e cerca de 2,3 toneladas de skunk, além de duas aeronaves utilizadas no transporte ilícito e sete prisões em flagrante realizadas antes da deflagração oficial da operação.

Na operação desta quarta-feira, 50 agentes da PF participaram diretamente do cumprimento dos mandados. O saldo parcial aponta a prisão de seis suspeitos, além da apreensão de veículos e duas armas de fogo. Outros três investigados permanecem foragidos e são procurados em território nacional.

A operação foi conduzida com apoio do Ministério Público Federal e da Justiça Federal, reforçando o compromisso das instituições no combate ao crime organizado transnacional. Segundo a PF, as investigações continuam, com o objetivo de identificar e desarticular todos os envolvidos na cadeia criminosa que se aproveita da malha aérea para o tráfico de drogas.

Leia mais

Texas aprova projeto que exige exibição dos Dez Mandamentos em escolas públicas

Brasil amplia tratamento da dermatite atópica no SUS com novos medicamentos

Brasil publica diretrizes inéditas e se torna referência global no tratamento da brucelose humana

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*