Brasil: Polícia Federal desmantela organização criminosa envolvida em espionagem e homicídios planejados

Ação cumpre mandados de prisão e apreensão em três estados após descoberta de grupo suspeito de espionagem e homicídios encomendados.

Por Ana Raquel |GNEWSUSA 

Brasília (DF) – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (28/5), a 7ª fase da Operação Sisamnes, como parte das investigações sobre o assassinato de um advogado ocorrido em dezembro de 2023, na cidade de Cuiabá (MT). A nova etapa busca aprofundar as apurações sobre possíveis mandantes e colaboradores no crime, além de desarticular uma estrutura que, segundo os investigadores, atua de forma organizada e com alto grau de planejamento.

Durante o cumprimento dos mandados judiciais, os agentes localizaram elementos que indicam a existência de uma suposta organização envolvida em atividades como espionagem ilegal, vigilância de indivíduos e prática de homicídios sob encomenda. O grupo, conforme apontam os levantamentos preliminares, operava com divisão de funções, logística própria e uso de tecnologias para dificultar o rastreamento das comunicações.

A operação ocorre simultaneamente nos estados de Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais, com cinco mandados de prisão preventiva, quatro de monitoramento eletrônico, e seis de busca e apreensão. Também foram aplicadas medidas cautelares, como recolhimento domiciliar noturno, proibição de contato entre os investigados e entrega de passaportes, impedindo saída do território nacional.

Entre os materiais apreendidos estão equipamentos eletrônicos, documentos e armamentos, que serão periciados nos próximos dias para identificar possíveis conexões entre os alvos investigados e a execução de crimes planejados.

Segundo a Polícia Federal, a operação tem apoio de órgãos do Judiciário e de inteligência, e segue em andamento sob sigilo, com o objetivo de proteger pessoas potencialmente ameaçadas e garantir a continuidade das investigações com base nos dados coletados.

Até o momento, três pessoas estão foragidas. A análise dos novos elementos será decisiva para o avanço do caso e eventual responsabilização penal dos envolvidos.

Leia mais

Bebê de 8 meses é resgatada de casa em situação extrema de insalubridade nos EUA

Cientistas reforçam existência da Zelândia, o continente quase invisível

Brasil: PF desmonta rota aérea internacional de drogas em megaoperação por cinco estados

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*