Brasil: UBS de distrito em Salesópolis volta a ter médico após um ano sem atendimento

Foto: Reprodução/TV Diário
Moradores de Nossa Senhora dos Remédios, em São Paulo, enfrentaram deslocamentos até o Centro da cidade para conseguir atendimento básico de saúde. Novo profissional também atenderá áreas remotas do distrito.
Por Paloma de Sá |GNEWSUSA

Depois de um ano sem médico, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Nossa Senhora dos Remédios, em Salesópolis, no estado de São Paulo, Brasil, retomou os atendimentos médicos. Durante esse período, cerca de 3 mil moradores precisaram se deslocar até o Centro da cidade para consultas, enfrentando filas e longos trajetos, especialmente aqueles com dificuldade de locomoção ou acesso a transporte.

“A minha vizinha ia para Salesópolis, agendava e passava por lá”, contou a moradora Gracília Rodrigues dos Santos. Situação semelhante foi vivida por Maria Rodrigues de Sousa, que teve que levar o filho de 11 anos diversas vezes até o Centro da cidade, diante da ausência de atendimento no posto do bairro.

A falta de médico começou após a saída da profissional anterior. Segundo o prefeito Rodolfo Marcondes, o processo de reposição por meio do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, enfrentou atrasos. “Antes mesmo de assumir, fui ao Ministério da Saúde e solicitei a substituição. Em três meses conseguimos avançar e agora já temos um novo médico para atender os pacientes”, afirmou.

Além dos atendimentos fixos na UBS, o profissional também fará visitas semanais em regiões mais afastadas do distrito, beneficiando moradores com acesso limitado ao transporte público. “Nos próximos dias, começam as rondas com base em prioridades, para tornar o atendimento mais eficaz”, explicou o prefeito.

A gestão municipal também articula novas ações junto ao Ministério da Saúde, incluindo a expansão do atendimento odontológico, inclusive com atendimentos domiciliares, e a participação em programas com especialidades médicas.

A reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde para esclarecer os atrasos relatados na reposição do médico pelo programa Mais Médicos, mas até o momento não houve resposta oficial da pasta.

  • Leia mais:

https://gnewsusa.com/2025/05/mascaras-voltam-a-ser-recomendadas-para-conter-avanco-da-gripe-e-outras-doencas-respiratorias/

https://gnewsusa.com/2025/05/brasil-libera-r-100-milhoes-para-reforcar-atendimento-de-criancas-com-virus-respiratorios-no-sus/

https://gnewsusa.com/2025/05/trump-diz-que-imigrantes-autodeportados-terao-chance-de-retornar-aos-estados-unidos-se-forem-boas-pessoas/]

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*