Havia contra o imigrante ilegal Marlon Josuel Cruz Fernandez um mandado de prisão emitido em 2 de fevereiro de 2018 pelas autoridades de Santo Domingo, na República Dominicana.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Na última segunda-feira, dia 19, o Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) de Nova York prendeu Marlon Josuel Cruz Fernandez, imigrante ilegal procurado por homicídio na República Dominicana.
A prisão de Cruz foi efetuada sem incidentes em New Rochelle, de acordo com um mandado de prisão, em operação envolvendo agentes do ICE e agentes especiais designados para o escritório do ICE em Newburgh, com apoio de agentes especiais do FBI e DEA.
“Este fugitivo estrangeiro erroneamente pensou que poderia explorar nossas leis de imigração para escapar da prisão em seu país de origem”, comentou a Diretora Interina do Escritório de Campo de Operações de Remoção e Fiscalização do ICE em Nova York, Judith Almodovar.
“Que sua tentativa fútil sirva de alerta para outros estrangeiros criminosos. Sempre colaboraremos com nossos parceiros nacionais e internacionais de segurança pública para garantir que esses fugitivos sejam devolvidos aos seus países de origem para enfrentar a justiça”, acrescentou.
Preso pela Patrulha da Fronteira
Agentes da Patrulha da Fronteira prenderam Cruz em 11 de dezembro de 2015, no Vale do Rio Grande, no Texas, após ele entrar ilegalmente no país. Na ocasião, foi notificado a se apresentar à justiça por violação da Lei de Imigração e Nacionalidade e entregue ao ICE para detenção.
Em 1° de fevereiro de 2016 o ICE Harlingen concedeu fiança ao imigrante, que ele pagou três dias depois. Após ser solto, não compareceu ao processo de imigração em 5 de janeiro de 2017 e teve ordem de remoção dos EUA à revelia determinada por um juiz da imigração.
Mandado de prisão por homicídio
No dia 2 de fevereiro de 2018, autoridades de Santo Domingo, na República Dominicana, emitiram um mandado de prisão contra Cruz Fernandez pelo crime de homicídio. O ICE Nova York recebeu a notificação em 16 de março deste ano e cerca de um mês depois, em 17 de maio, ele foi preso pela polícia de New Rochelle por uso de placas inapropriadas.
O Departamento de Polícia liberou Cruz sob sua própria responsabilidade, antes de descobrir que ele era um fugitivo internacional procurado por homicídio. Ao tomar conhecimento desse fato, a polícia de New Rochelle notificou o ICE Nova York, que juntamente com os parceiros federais prenderam o imigrante ilegal esta semana.
LEIA TAMBÉM:
Com impostos mais baixos e foco em segurança, Trump conquista apoio da Câmara à sua proposta fiscal
Flamengo derrota Botafogo e garante vaga na Copa do Brasil

Faça um comentário