ICE recebe ordem para prender 3 mil imigrantes ilegais por dia

Segundo informações, a determinação foi transmitida ao ICE em uma recente reunião, liderada pela chefe do DHS, Kristi Noem, e o conselheiro sênior, Stephen Miller.

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

O governo Trump ordenou que o Serviço de Alfândega e Imigração dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) realize 3 mil detenções de imigrantes ilegais por dia, em um esforço para fazer deportações em massa, conforme prometido na campanha presidencial de 2024.

De acordo com informações, a diretriz foi passada ao órgão em uma recente reunião liderada pela dirigente do Departamento de Segurança Interna, Kristi Noem, e o conselheiro sênior de Donald Trump, Stephen Miller. Não há definição sobre sanções caso o órgão não alcance a meta.

O ICE informou que nos primeiros 100 dias do segundo mandato de Trump, iniciado em janeiro deste ano, deportou 65 mil pessoas do país, uma média de 650 por dia. Os principais atingidos são imigrantes indocumentados, que não conseguem regularizar a situação nos EUA.

No início deste ano o governo expandiu o programa 287(g), permitindo que policiais locais e estaduais realizem prisões relacionadas a imigrantes ilegais, com objetivo de aumentar as detenções. O ICE divulgou ofertas de contratos que podem alcançar US$ 45 bilhões, no intuito de expandir a capacidade dos centros de detenção.

Para reforçar as ações, o governo também enviou milhares de militares à fronteira sudoeste dos Estados Unidos. A medida vem surtindo efeito, já que as travessias de imigrantes nessa região diminuíram significativamente nos últimos meses, chegando a níveis que não eram vistos desde os anos de 1960.

Abigail Jackson, porta-voz da Casa Branca, disse em comunicado nessa quarta-feira (28) que os EUA estão empenhados em remover imigrantes ilegais do país de forma eficiente, assegurando que os agentes da lei tenham recursos para as ações. “A segurança do povo americano depende disso”, afirmou.

LEIA TAMBÉM:

Imigrante mexicano que ameaçou matar Trump é preso nos Estados Unidos

Lula enfrenta derrota em segundo turno contra Bolsonaro, Tarcísio e Michelle, aponta pesquisa AtlasIntel

Governo Trump envia carta a Moraes e confronta bloqueio da plataforma Rumble

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*