Doença apresenta metástase óssea, mas responde ao tratamento hormonal, segundo comunicado oficial.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
Joe Biden, ex-presidente dos Estados Unidos, recebeu o diagnóstico de um câncer de próstata considerado agressivo. A informação foi divulgada no último domingo (18) por meio de um comunicado oficial de seu gabinete pessoal.
O diagnóstico ocorreu após a realização de exames motivados por sintomas urinários intensificados. “Na semana passada, o presidente Joe Biden foi examinado para a descoberta de um novo nódulo na próstata após apresentar sintomas urinários crescentes. Na sexta-feira, ele foi diagnosticado com câncer de próstata, caracterizado por um escore de Gleason de 9 (Grupo Grau 5) com metástase óssea”, afirma a nota.
Apesar da gravidade, o comunicado aponta que o quadro pode responder ao tratamento. “Embora isso represente uma forma mais agressiva da doença, o câncer parece ser sensível a hormônios, o que permite um tratamento eficaz”, diz o texto.
O ex-presidente permanece em sua residência em Wilmington, no estado de Delaware, enquanto avalia, junto com a família e equipe médica, as opções terapêuticas disponíveis. “Biden e sua família estão revisando as opções de tratamento com seus médicos”, acrescenta a declaração.
A confirmação da doença veio pouco depois da detecção de um pequeno nódulo na próstata, que já havia levado a uma investigação clínica recente.
Durante seu mandato, Biden enfrentou frequentes questionamentos sobre sua saúde, especialmente por causa da idade. As dúvidas se intensificaram após sua participação em um debate contra Donald Trump, ocorrido no ano passado.
Em fevereiro de 2024, ele passou por um exame físico no Centro Militar Nacional Walter Reed. Na ocasião, seu médico, Dr. Kevin O’Connor, afirmou que não havia “novas preocupações” com a saúde do presidente e que ele estava “apto para o serviço”.
Mesmo mantendo um perfil mais reservado desde que deixou a presidência, Biden voltou a aparecer em público recentemente. Durante entrevista em um programa de uma emissora de televisão, rebateu comentários sobre sua capacidade cognitiva nos últimos meses de governo.
“Eles estão errados”, afirmou Biden. “Não há nada que sustente isso.”
Leia mais
Governo dos EUA nega realização de reality show em que imigrantes disputariam cidadania
Casos de sarampo voltam a crescer no Brasil e acendem alerta de autoridades de saúde

Faça um comentário