Mourão defende Bolsonaro e nega que ex-presidente tenha cogitado ruptura com a democracia

Em depoimento ao STF, ex-vice-presidente destaca conduta responsável de Jair Bolsonaro após eleições de 2022 e reafirma: “Estava pronto para entregar o cargo”.

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

Durante depoimento à 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal nesta sexta-feira (23), o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) reiterou o compromisso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com a democracia brasileira. Vice-presidente durante o mandato de Bolsonaro, Mourão afastou qualquer narrativa que tente associar o ex-chefe do Executivo a ações antidemocráticas após a derrota nas urnas em 2022.

“Na noite em que perdemos a eleição, tentei falar com o presidente, mas ele estava abatido. Na 2ª feira, estivemos no Palácio do Planalto para avaliar os motivos da derrota”, relatou Mourão, demonstrando que, embora abalado, Bolsonaro manteve a serenidade e o respeito pelas regras do jogo democrático.

O senador foi claro ao desmentir alegações de que Bolsonaro teria planejado ou incentivado qualquer tipo de ruptura institucional. “Em nenhum dos encontros com Bolsonaro houve menção a ações que visassem romper o status quo”, frisou. Segundo Mourão, o ex-presidente sempre se portou de maneira republicana diante da transição de poder.

Mourão relatou ainda que, no dia seguinte ao segundo turno, conversou com Bolsonaro sobre os próximos passos e ouviu dele um posicionamento responsável: “Disse ao então presidente que entraria em contato com o vice eleito, Geraldo Alckmin, para iniciar o processo de transição de governo.” A resposta foi clara: Bolsonaro estava pronto para cumprir sua missão até o fim e entregar o cargo ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

Sobre os atos de 8 de janeiro de 2023, o senador afastou qualquer ligação de Bolsonaro ou de ex-integrantes do governo com os acontecimentos. “Estava em casa, dentro da piscina”, disse, ao relatar seu paradeiro na data em que ocorreram os protestos.

Leia mais 

Neymar se manifesta após eliminação do Santos: “Vontade de sair dessa situação é maior do que a tristeza”

Rodrygo fica fora da despedida de Ancelotti e está fora da primeira convocação da seleção na Data FIFA

Brasil: Polícia Federal desarticula esquema de fraudes bancárias que causou prejuízo milionário no Pará

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*