
O governo Trump substituir e contratar policiais estaduais e locais, ex-policiais federais, policiais e funcionários de outras agências federais e outros indivíduos.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
No intuito de reforçar as deportações de imigrantes em situação irregular, o presidente dos Estados Unidos, Donaldo Trump, ordenou que o Departamento de Segurança Interna (DHS na sigla em inglês) aumente em ao menos 20 mil o número de agentes policiais que atuam nesse setor. O documento não especifica como a ampliação de pessoal no departamento seria financiada.
Hoje há cerca de 6 mil policiais estão concentrados nos esforços de deportação no Departamento de Imigração e Fiscalização Aduaneira. Já no Serviço de Imigração e Alfândega (ICE na sigla em inglês), vinculado ao DHS, que responde principalmente pela imigração ilegal, são 21 mil agentes em operação atualmente.
A proposta de Trump é que o Departamento de Segurança Interna comece em breve a “substituir e contratar policiais estaduais e locais, ex-policiais federais, policiais e funcionários de outras agências federais e outros indivíduos”.
Cooperação com autoridades locais
Desde que Trump assumiu o governo para seu segundo mandato, as autoridades do DHS assinaram uma série de acordos com as autoridades locais. No final de abril, policiais da Florida colaboraram com o ICE em uma operação que levou à prisão de mais de 1.100 imigrantes irregulares em todo o estado.
O governo tenta cumprir uma promessa de campanha de Trump de intensificar as deportações em massa. Entre as medidas adotadas estão operações abrangentes nas principais cidades, maior liberdade aos policiais para a realização de prisões e aumento da detenção de estudantes internacionais.
LEIA TAMBÉM:
Gestora de fundos de investimento conhecida por postar fotos sexy no Instagram é deportada dos EUA
Argentina ganha impulso no cenário global com aumento de nota pela Fitch
Pesquisa revela que escândalo no INSS teve mais impacto que crise do Pix e saúde de Bolsonaro
Faça um comentário