
Autoridades do Serviço de Imigração e Alfândega disseram que o estudante se encontra em situação irregular no país.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
O jovem estudante brasileiro Marcelo Gomes, de 18 anos, foi preso por agentes federais da imigração no último sábado, 31 de maio, quando estava a caminho de um treino de vôlei em Milford, Massachusetts, nos Estados Unidos. Ele é estudante da Milford High School e reside com os pais na nação norte-americana desde os cinco anos, porém se encontra em situação irregular. A prisão ocorreu um dia antes de sua formatura no Ensino Médio.
Marcelo dirigia o carro do pai na companhia de três colegas de escola, quando o veículo foi interceptado pelos agentes. Apenas o brasileiro ficou detido e os demais foram liberados. Eles disseram que não fizeram nada de errado que justificasse a abordagem dos agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), porém, os agentes já vinham investigando o pai do brasileiro.
Gomes foi levado para a detenção do ICE em Burlington. A namorada dele, Julianys Rentas, afirma que o brasileiro está com correntes nos tornozelos e pulsos. “Ele está em uma cela com outros 30 homens. Ele é o único de 18 anos ali, o mais novo. Ele não é um criminoso. Ele é membro desta comunidade e nunca fez nada de errado”, reclamou.
A prisão causou comoção na comunidade do estado de Massachusetts e gerou protesto de estudantes da Milford High School neste domingo-feira (1). Os jovens se reuniram em uma rua da cidade segurando cartazes com frases como “Eu apoio Marcelo” e “Libertem o Marcelo”.
Ação tinha pai do estudante como alvo
Nesta segunda-feira (2), o diretor interino do ICE, Todd Lyons, e a diretora interina de campo das Operações de Remoção e Fiscalização do ICE em Boston, Patricia Hyde, disseram que Marcelo não era o alvo da investigação que resultou em sua prisão. As autoridades estavam em busca do pai dele, que segue foragido. “Então, obviamente, ele não é o pai do ano, porque também trouxe o filho para cá ilegalmente”, declarou Todd.
O chefe do ICE também defendeu a prisão do estudante brasileiro. “Ele está neste país ilegalmente e não vamos abandonar ninguém”, disse, em meio a protestos de alunos da escola onde Gomes estuda, comunidade local e autoridades de Massachusetts, a exemplo do chefe de polícia de Milford, Robert Tusino, e da governadora Maura Healey.
“Exijo que o ICE forneça informações imediatas sobre o motivo da prisão, onde ele [Marcelo] está e como seu devido processo legal está sendo protegido. Meus sentimentos estão com a comunidade de Milford no que deveria ser um dia de formatura comemorativo”, se manifestou a governadora.
LEIA TAMBÉM:
Ministros brasileiros criticam silêncio do Itamaraty diante das ameaças de sanções dos EUA ao STF
Ancelotti inicia preparação da seleção brasileira com reunião e primeiro treino em São Paulo
Faça um comentário