Autoridades dos Estados Unidos e Canadá investigam morte de canadense em centro de detenção dos EUA

Canadense estava preso no Centro de Detenção Federal do Departamento de Prisões de Miami, quando foi encontrado inconsciente. 

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

A morte de um cidadão canadense em um centro de detenção de imigrantes, sob a custódia do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE), está sendo investigada por autoridades dos Estados Unidos e Canadá. O óbito de Johnny Noviello, registrado na última segunda-feira (23), foi divulgado no site oficial do ICE.

O canadense de 49 anos foi encontrado inconsciente no Centro de Detenção Federal do Departamento de Prisões de Miami, onde aguardava procedimento de deportação. Segundo o ICE, ele recebeu socorro imediato. “A equipe médica respondeu imediatamente e começou a administrar ressuscitação cardiopulmonar, choque com desfibrilador externo automático e ligou para o 911”, informou.

Notificado sobre a morte de Noviello nesta quinta-feira (26), o governo canadense disse que está tomando as medidas necessárias. “Funcionários consulares canadenses estão buscando urgentemente mais informações de autoridades americanas”, escreveu a ministra das Relações Exteriores do Canadá, Anita Anand.

No texto publicado em seu site, o ICE destaca que “emite notificações oficiais ao Congresso, às partes interessadas de organizações não governamentais e à mídia após um relato oficial da morte de um estrangeiro ilegal detido e publica um comunicado à imprensa com os detalhes relevantes no site público do ICE em até dois dias úteis, conforme a política da agência”.

Histórico do canadense nos EUA

O ICE informou que o canadense entrou nos Estados Unidos em 1988 com visto legal e tornou-se residente legal permanente em 1991. Contudo, começou a ter problemas com a Justiça em 2023, quando foi condenado a 12 meses de prisão no Condado de Volusia por extorsão, tráfico de oxicodona, tráfico de drogas ilícitas, tráfico de hidrocodona e uso ilegal de dispositivo de comunicação bidirecional para facilitar a prática de crimes.

Em 15 de maio de 2025, Noviello foi preso por agentes do ICE no escritório de liberdade condicional do Departamento de Correções da Flórida, recebendo uma ordem de remoção do país após ser condenado por violação (ou conspiração ou tentativa de violação) de qualquer lei ou regulamento de um estado, dos Estados Unidos ou de um país estrangeiro, relacionado a uma substância controlada, exceto em uma única infração envolvendo posse de 30 gramas ou menos de maconha para consumo próprio.

LEIA TAMBÉM:

Governo Trump processa juízes de Maryland por decisão que impede deportação automática

Corinthians paga parte da dívida com Memphis Depay, mas prêmio por título paulista ainda está em aberto

Brasil: PF e CGU deflagram nova fase da Operação Overclean para apurar desvios de verbas públicas na Bahia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*