
Investigações apontam suspeita de fraudes na comercialização de produtos agropecuários em Mato Grosso e Paraná; 15 mandados foram cumpridos.
Por Ana Raquel |GNEWSUSA
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (17/6) as operações Grãos Limpos e Grãos Puros, com o objetivo de investigar práticas irregulares no comércio de grãos em duas importantes regiões produtoras do país: Centro-Oeste e Sul. A ação ocorre em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), por meio do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (VIGIFRONTEIRAS) e do Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários.
As diligências resultaram no cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas e empresas suspeitas de envolvimento em fraudes no transporte e comercialização de cargas agrícolas. Os mandados foram executados simultaneamente em endereços localizados nas cidades de Cuiabá (MT), Toledo, São José dos Pinhais, Paranaguá, Pontal do Paraná e Morretes (PR).
A investigação tem como foco indícios de adulteração de cargas de grãos, o que pode afetar diretamente a qualidade do produto final destinado ao consumo humano e animal, além de impactar o mercado agrícola nacional e internacional.
A operação contou com o trabalho de 57 policiais federais, além de fiscais agropecuários do MAPA, que acompanharam a coleta de documentos, equipamentos e outros materiais que possam comprovar as práticas ilícitas.
Os investigados poderão responder por crimes como falsificação, fraude no comércio e associação criminosa, conforme o previsto no Código Penal Brasileiro. A análise do material apreendido irá aprofundar a identificação dos responsáveis e o alcance das irregularidades praticadas.
As investigações prosseguem sob sigilo, e não há confirmação, até o momento, de prisões efetuadas durante o cumprimento dos mandados.
Leia mais
Brasil: Operação da PF combate fraudes bilionárias contra aposentados do INSS em Sergipe
Faça um comentário