Departamento de Segurança Interna dos EUA diz que suspeito de ato terrorista no Colorado é um imigrante ilegal

O suspeito é o egípcio Mohamed Sabry Soliman, de 45 anos, que estava vivendo nos Estados Unidos com um visto de turismo vencido.

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Pessoas que participavam de um ato pedindo a libertação imediata de reféns israelenses capturados pelo Hamas há quase 2 anos foram vítimas de um ataque terrorista nesse domingo (1°), em Boulder, no Colorado, EUA. O suspeito do crime, segundo informação divulgada pelo Departamento de Segurança Interna nesta segunda-feira (2), é o imigrante ilegal egípcio Mohamed Sabry Soliman, de 45 anos.

De acordo com a porta-voz do Departamento de Segurança Interna, Tricia McLaughlin, o homem proveniente do Egito entrou nos Estados Unidos em agosto de 2022 com um visto de turismo válido até fevereiro de 2023, mas permaneceu irregularmente após o prazo expirar. Ele já havia solicitado asilo nos EUA em 2005 e teve o visto de entrada negado na época.

O ataque terrorista contra os manifestantes pró-israelenses aconteceu no Pearl Street Mall, no Centro de Boulder, durante uma caminhada organizada pelo grupo “Run for Their Lives” (“Corra pela Vida Deles”, em tradução livre). Os integrantes do grupo promovem atos semanais a favor das pessoas de Israel sequestradas pelo Hamas.

Informações do FBI dão conta que o agressor utilizou um lança-chamas improvisado para atacar os participantes do protesto, deixando 12 pessoas feridas, com idades entre 52 e 88 anos. Uma delas ficou em estado grave. O próprio autor do ataque sofreu ferimentos, antes de ser detido pela polícia. Durante o ataque ele teria gritado “Palestina livre”.

Imagens de uma câmera mostram o egípcio sem camisa, com garrafas incendiárias nas mãos (coquetéis molotovs), caminhando pela grama no local do ataque. Outro vídeo mostra a polícia prendendo o suspeito, que foi imobilizado no gramado, sob os olhares de vários curiosos. Ele foi fichado por tentativa de homicídio em primeiro grau e uso de explosivos ou dispositivo incendiário durante a prática de um crime.

Presidente Trump atribui ataque às políticas migratórias de Biden

O presidente Donald Trump usou sua rede social Truth Social para condenar o ataque terrorista no Colorado. “O terrível ataque de ontem em Boulder, Colorado, não será tolerado nos Estados Unidos”, escreveu, atribuindo o caso às políticas migratórias de Joe Biden. “Este é mais um exemplo do porquê devemos manter nossas fronteiras seguras e deportar os radicais ilegais antiamericanos do nosso país”, completou.

LEIA TAMBÉM:

Brasil: apreensão de lancha com 6 toneladas de drogas mobiliza forças de segurança no Amazonas

Brasil: Polícia Civil prende ex-militar suspeito de mandar matar dois sargentos do Exército no Rio

Bruno Fernandes, condenado pela morte de Eliza Samudio, é anunciado por time amador de Búzios

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*