
Copa do Mundo de Clubes, MLS e Copa Ouro ocorrem simultaneamente em território norte-americano; país testa sua infraestrutura antes do Mundial de 2026.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
Nas semanas que antecedem a Copa do Mundo de 2026, os Estados Unidos se transformaram no epicentro do futebol internacional ao sediar, simultaneamente, três grandes competições: a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, a Major League Soccer (MLS) e a Copa Ouro da Concacaf.
A Copa do Mundo de Clubes, que teve início no dia 14 de junho e vai até 13 de julho, reúne 32 equipes de todos os continentes em 11 cidades-sede norte-americanas. A FIFA escolheu os EUA como sede pela infraestrutura e pela preparação para o Mundial de seleções do ano que vem, que também será compartilhado com México e Canadá.
Para receber os jogos do torneio, 12 estádios precisaram ser padronizados com grama natural e dimensões específicas, seguindo exigências da FIFA. As cidades-sede foram estrategicamente escolhidas para distribuir o fluxo de partidas e facilitar deslocamentos.
Enquanto isso, a MLS seguiu normalmente seu calendário. A temporada 2025 começou em 22 de fevereiro e está atualmente na 19ª rodada. Clubes como Inter Miami, Los Angeles FC e Seattle Sounders tiveram partidas adiadas por participarem do Mundial, mas a maioria dos jogos continua ocorrendo paralelamente aos compromissos internacionais.
Casos de sobreposição são inevitáveis. Em 25 de junho, por exemplo, o TQL Stadium, em Ohio, receberá Borussia Dortmund x Ulsan às 16h pela Copa do Mundo de Clubes. No mesmo dia, às 20h30, o Lower.com Field, a menos de duas horas dali, será palco de Columbus Crew x Atlanta United pela MLS.
Para complicar ainda mais a agenda, os EUA também sediam a Copa Ouro da Concacaf, com jogos entre 14 de junho e 6 de julho. O torneio reúne 16 seleções da América do Norte, Central e Caribe, além da Arábia Saudita como convidada, em 15 estádios, incluindo o histórico Rose Bowl, na Califórnia.
A estreia da Copa Ouro aconteceu no mesmo dia da abertura do Mundial de Clubes. Al Ahly x Inter Miami jogaram às 22h (de Brasília) no Hard Rock Stadium, em Miami, enquanto México x República Dominicana se enfrentaram às 23h no SoFi Stadium, na Califórnia.
A edição de 2025 da Copa Ouro é a 18ª da história e mantém os EUA como sede majoritária, com exceção do BC Place, em Vancouver (Canadá). Vale lembrar que equipes canadenses como Toronto FC e CF Montréal disputam a MLS, o que também exige ajustes em seus calendários durante a competição de seleções.
Mesmo com o desafio logístico de conciliar três torneios de grande porte, o país tem aproveitado o momento como uma espécie de ensaio geral para o megaevento que será a Copa do Mundo de 2026.
Leia também:
EUA enviam porta-aviões para o Oriente Médio e ameaçam esmagar Irã se atacar Israel
Espanha condena torcedores por racismo a Vini Jr. em caso do boneco enforcado antes de clássico
Faça um comentário