
O Status de Proteção Temporária (TPS) dos haitianos vence em agosto e perde a validade a partir de setembro.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Mais de 520 mil imigrantes haitianos que moram nos Estados Unidos vão perder o Status de Proteção Temporária (TPS, na sigla em inglês), informou o governo do país nesta sexta-feira (27), por meio do Departamento de Segurança Interna (DHS).
O DHS comunicou que vai encerrar em setembro essa proteção para os estrangeiros naturais do Haiti, recomendando que eles retornem para o seu país de origem. A designação de Proteção Temporária para os haitianos expira em 3 de agosto e não será renovada.
Segundo o departamento, pelo menos 60 dias antes de uma designação TPS expirar, a Secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, deve revisar as condições em um país designado para TPS, após consultas às agências governamentais apropriadas dos EUA, para determinar se as circunstâncias que dão suporte à designação continuam sendo válidas. No caso do Haiti, o status não foi estendido.
O DHS explicou que “após consultar parceiros interinstitucionais, a secretária Noem determinou que as condições no Haiti não atendem mais aos requisitos legais do TPS”. Ainda de acordo com órgão, “a decisão da secretária baseou-se em uma revisão das condições no Haiti pelos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA e em consulta com o Departamento de Estado”. Noem determinou que, de modo geral, as condições no país melhoraram a ponto de os haitianos poderem voltar para casa em segurança.
Um porta-voz do DHS disse que a decisão restaura a integridade do sistema de imigração dos EUA e garante que o TPS seja de fato temporário. “A situação ambiental no Haiti melhorou o suficiente para que os cidadãos haitianos retornem ao país com segurança. Incentivamos essas pessoas a aproveitarem os recursos do Departamento para retornar ao Haiti, o que pode ser feito por meio do aplicativo CBP Home. Cidadãos haitianos podem buscar a legalidade por meio de outros pedidos de benefícios imigratórios, se elegíveis”, ressaltou.
LEIA TAMBÉM:
Brasil inaugura centro com laudos oncológicos até cinco vezes mais rápidos pelo SUS
Faça um comentário