
Equipes se enfrentam neste sábado (28), na Filadélfia, pelas oitavas de final; Verdão tem vantagem histórica nos mata-matas, mas Alvinegro eliminou rival na última Libertadores.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
Palmeiras e Botafogo voltarão a se enfrentar em mais um capítulo decisivo de sua história neste sábado (28), pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes. A partida será disputada na Filadélfia, às 13h (horário de Brasília). O time paulista avançou como líder do Grupo A, enquanto o carioca se classificou em segundo no Grupo B, atrás do Paris Saint-Germain.
A rivalidade entre as duas equipes em confrontos eliminatórios é antiga e equilibrada, mas com leve vantagem para o Palmeiras. Ao todo, foram oito duelos mata-mata entre os clubes, com cinco classificações a favor do time paulista e três para o Botafogo.
O histórico do confronto começou em 1922, com um amistoso vencido pelo Palmeiras por 1 a 0. Desde então, os clubes se cruzaram em momentos decisivos de Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores, Copa Sul-Americana e Torneios Rio-São Paulo.
Último encontro eliminatório foi em 2024
O confronto mais recente em mata-mata aconteceu nas oitavas de final da Libertadores 2024. Em jogos muito disputados, o Botafogo venceu a ida por 2 a 1 no Nilton Santos e empatou por 2 a 2 na volta, no Allianz Parque, garantindo a vaga e, posteriormente, conquistando seu primeiro título continental.
Apesar do revés recente, o Palmeiras mantém vantagem histórica. Em 1997, 1998, 2000 e 2012, o Alviverde eliminou o Botafogo em diferentes torneios, duas vezes beneficiado pelo critério do gol qualificado.
Decisão única e possibilidade de pênaltis
O confronto deste sábado será decidido em partida única. Em caso de empate no tempo normal e na prorrogação, a vaga será definida nos pênaltis. Historicamente, as equipes só decidiram uma classificação nas penalidades: na semifinal da Copa do Brasil de 1999, quando o Botafogo saiu vencedor.
Agora, com um novo palco e contexto, Palmeiras e Botafogo escrevem mais uma página importante em sua história. Resta saber quem avançará no torneio internacional e continuará sonhando com o título inédito da Copa do Mundo de Clubes.
Leia também:
Memphis cobra dívida de R$ 6,1 milhões e ameaça parar; Corinthians promete solução
Indonésia: corpo de brasileira Juliana Marins é resgatado após dias de buscas no Monte Rinjani
Faça um comentário