Polícia é atacada por manifestantes anti-imigrantes na Irlanda do Norte

Os manifestantes lançaram coquetéis molotov, pedras e fogos de artifício contra as forças policiais na cidade de Portadown, em protesto contra imigrantes no país.

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Policiais foram atacados por manifestantes anti-imigrantes nesta quinta-feira (12) na cidade de Portadown, na Irlanda do Norte. Os participantes dos atos lançaram coquetéis molotov, pedras e fogos de artifício contra as forças policiais, na quarta noite de protestos contra a presença de imigrantes na província controlada pelo Reino Unido.

As manifestações começaram na segunda-feira (9), após dois adolescentes estrangeiros de 14 anos serem presos e levados a um tribunal sob a acusação de grave agressão sexual contra uma adolescente da cidade. Com o auxílio de um intérprete romeno, eles negaram o crime.

Vários protestos contra imigrantes eclodiram pela Irlanda do Norte, sendo um deles registrado nesta quinta-feira em Portadown, a 50 km da capital Belfast. Na tentativa de evitar tumultos, um grande efetivo policial, com equipamentos antimotim e vans, fecharam diversas estradas antecipadamente, contudo, ainda houve distúrbio.

Outras partes da Irlanda do Norte também registraram protestos nesta quinta, mas sem grandes incidentes, a exemplo de Ballymena. A cidade foi o principal foco das manifestações nas duas primeiras noites de violência mais intensa.

Jon Boutcher, chefe de polícia do Serviço Policial da Irlanda do Norte, declarou esta semana que os atos de violência são inaceitáveis e profundamente preocupantes. “A violência sem sentido testemunhada nas últimas duas noites em Ballymena é profundamente preocupante e completamente inaceitável”, disse.

Já o chefe assistente de polícia da Irlanda do Norte, Ryan Henderson, afirmou que a violência tem como base o racismo. “Essa violência teve claramente motivação racial e foi direcionada à nossa comunidade étnica minoritária e à polícia”, declarou.

LEIA TAMBÉM:

Grêmio e Corinthians empatam com golaços, mas seguem fora do G-6 no Brasileirão

Brasil: operações simultâneas miram facções criminosas em três estados e resultam em prisões em Pernambuco

Copa do Mundo de Clubes 2025 amplia alcance global com atletas de 22 países que nunca foram à Copa de seleções

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*