
Os protestos contra a política anti-imigração do governo Trump, que começaram em Los Angeles, estão chegando a outras cidades, como Nova York, Atlanta e Chicago.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
A onda de protestos contra as operações do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) que miram imigrantes ilegais está se espalhando por todo o país. As manifestações começaram na última sexta-feira (6) em Los Angeles, a maior cidade da Califórnia e segunda maior dos EUA, onde residem muitos imigrantes hispânicos.
No início dos protestos em Los Angeles, que escalaram em algumas ocasiões para atos de vandalismo e saques, o governo Trump enviou tropas da Guarda Nacional e fuzileiros navais no intuito de controlar a situação. Contudo, a medida causou mais revolta e fez os atos se propagarem para outras cidades.
Ativistas estão organizando protestos em várias localidades, com destaque para os eventos intitulados “No Kings”, marcados para o próximo sábado em diversas cidades. Os organizadores se opõem às recentes batidas contra imigrantes irregulares realizadas pelo ICE e um desfile militar organizado por Trump na capital do país.
O governo já avisou que as prisões e deportações de imigrantes em situação irregular vão continuar, independentemente de qualquer protesto. “O ICE continuará aplicando a lei”, declarou a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem.
Ontem foram registradas manifestações em Nova York, Atlanta e Chicago. Nesta última, os participantes do ato chegaram a subir em uma escultura de Picasso, que fica na Daley Plaza, pedindo que o ICE seja abolido. Os agentes do órgão intensificaram ações na cidade desde o último fim de semana.
Detidos
Em Los Angeles, mais de 380 pessoas já foram detidas pelas forças policiais desde que os protestos tiveram início. A prefeita Karen Bass impôs toque de recolher na noite desta terça-feira (10) em uma área do centro da cidade onde atos de vandalismo e saques têm sido registrados.
Manifestantes de outras cidades também estão sendo detidos, com registro de 150 detenções em São Francisco, mais de 80 em Nova York e 15 na Filadélfia, por exemplo. Outras manifestações ocorreram em cidades como Seattle, Chicago, Denver, Santa Ana, Washington DC, San Antônio, Austin, Dallas e Boston.
LEIA TAMBÉM:
Jaylen Brown passa por cirurgia no joelho e deve reforçar Celtics na pré-temporada
Brasil vence o Paraguai com gol de Vini Jr e sela classificação para a Copa do Mundo de 2026
Brasil: Polícia Federal desarticula esquema internacional de tráfico de drogas via portos marítimos
Faça um comentário