Salvadorenho deportado por engano continuará detido nos EUA aguardando julgamento por tráfico de migrantes

Em audiência judicial nesta sexta-feira (13), a juíza Barbara Holmes adiou uma decisão sobre pedido do imigrante para ser liberado sob fiança e aguardar o julgamento em liberdade.

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

O imigrante Kilmar Abrego Garcia, natural de El Salvador, que voltou aos Estados Unidos na semana passada após ser deportado por engano para seu país de origem, continuará detido aguardando julgamento por acusações criminais de participação em um esquema de tráfico de migrantes.

Em audiência no tribunal federal de Nashville, Tennessee, nesta sexta-feira (13), a juíza federal Barbara Holmes adiou uma decisão sobre um pedido de Abrego para ser liberado sob fiança e aguardar o julgamento em liberdade. Ontem, ele se declarou inocente das acusações.

O salvadorenho vivia nos EUA com visto de trabalho quando foi detido por agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) no dia 12 de março, acusado de pertencer à gangue MS-13. Ele foi deportado erroneamente para El Salvador, onde ficou em uma megaprisão até regressar aos EUA na semana passada por determinação da Justiça.

Agora Abrego enfrenta acusação de trabalhar com pelo menos cinco conspiradores em uma rede de contrabando, que leva imigrantes de forma ilegal aos Estados Unidos, transportando-os pela fronteira do México para diversas partes do país. A acusação afirma que o salvadorenho frequentemente pegava migrantes em Houston e fez mais de 100 viagens entre o Texas e Maryland no período de 2016 a 2025.

A defesa do salvadorenho refuta as acusações. “A única razão pela qual eles o estão chamando de perigoso agora é para justificar a negação do devido processo legal e submetê-lo a uma punição cruel e incomum”, disse o advogado Dumaka Shabazz na audiência desta sexta.

Críticos do presidente dizem que a rápida remoção de Kilmar Abrego sem uma audiência, mostrou que o governo priorizou o aumento das deportações em detrimento do devido processo legal.

LEIA TAMBÉM:

“Eles ainda estavam vivos”: investigação revela falhas em transplantes nos EUA

Brasil: Polícia Federal desmonta esquema de tráfico internacional de armas em Rondônia

Milagre em meio à tragédia: único sobrevivente de queda de avião na Índia relata fuga surpreendente

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*