Serviço de Imigração dos Estados Unidos prende mexicano condenado duas vezes por dirigir sob efeito de álcool em Nova York

Preso esta semana pelo ICE, Juan Cruz-Gallegos foi conduzido ao Centro Federal de Detenção de Buffalo, onde aguarda o processo de deportação.

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Na última quarta-feira (11), agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) prenderam Juan Cruz-Gallegos, um imigrante ilegal do México condenado duas vezes por dirigir sob efeito de álcool em Nova York.

A prisão foi efetuada em Hudson, Nova York, após as autoridades locais não cumprirem uma ordem judicial de devolução do estrangeiro à custódia do ICE ao final de um processo criminal local. Preso em novembro de 2023, Cruz foi liberado pela Polícia Estadual de Nova York ao término dos procedimentos criminais por dirigir embriagado. A medida contrariou a determinação judicial para que ele fosse devolvido à custódia do ICE.

“Não se tratou de um pedido de detenção. Foi uma ordem judicial. Seja por intenção maliciosa ou por simples falha de comunicação que o levou a ser liberado na comunidade, contrariando uma ordem judicial, as jurisdições santuários minam o Estado de Direito e colocam em risco a vida de americanos e das autoridades policiais”, reclamou o Diretor Adjunto em exercício do Escritório de Campo de Operações de Remoção e Fiscalização do ICE, Philip Rhoney.

“Quando se tem um estrangeiro criminoso como Cruz, que claramente representa uma ameaça significativa à segurança pública, é inconcebível que as autoridades policiais sejam impedidas de fazer a coisa certa, que é entregar esses criminosos ao ICE em um ambiente seguro e controlado. É hora de os políticos colocarem a segurança pública à frente da política e pararem de proteger estrangeiros criminosos às custas dos cidadãos e residentes legais de Nova York”, completou Rhoney.

Histórico criminal

Segundo informações do ICE, Cruz-Gallegos tem histórico de problemas com a Justiça dos Estados Unidos desde 2013. Ele foi preso a primeira vez em outubro de 2013 por dirigir sob influência de álcool, transportando uma criança com menos de 4 anos no veículo sem o devido equipamento de segurança.

Nos anos seguintes acabou preso outras vezes por dirigir sob efeito de álcool, além de ter sido acusado de roubo. As prisões resultaram em duas condenações por mistura de álcool e direção, sendo uma emitida em 17 de março de 2014 e a mais recente em 6 de maio de 2024.

Depois de ser preso pelo ICE esta semana, o mexicano foi conduzido ao Centro Federal de Detenção de Buffalo, onde aguarda o processo de remoção do país.

LEIA TAMBÉM:

Salvadorenho deportado por engano continuará detido nos EUA aguardando julgamento por tráfico de migrantes

Anvisa faz alerta sobre transporte irregular de gametas e embriões no Brasil e no exterior

Brasil, Colômbia, Argentina e México concentram 75% das doações de sangue nas Américas

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*