Universitária brasileira é presa por agentes da imigração dos EUA no Colorado

Caroline foi detida por agentes do ICE enquanto trafegava de carro pelo Colorado, pouco tempo depois de ter sido abordada por um policial devido a uma pequena infração de trânsito.

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Há 10 dias a universitária brasileira Caroline Dias Gonçalves, de 19 anos, está detida em um centro de imigrantes no Colorado, Estados Unidos. Ela foi presa por agentes do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA) no dia 5 de junho, depois de ter sido abordada por um policial sob a acusação de trafegar com o carro muito próximo a um caminhão.

A jovem, que vive nos Estados Unidos desde os 7 anos, bolsista de enfermagem na Universidade de Utah por mérito, foi parada inicialmente por um policial estadual, sendo liberada somente com um aviso. Porém, mais à frente teve o veículo abordado novamente, dessa vez por agentes do ICE, que a levaram para um centro de imigrantes em Aurora.

A defesa da brasileira desconfia que houve colaboração ilegal entre a polícia estadual e o ICE, já que a prisão aconteceu pouco tempo após a abordagem policial, num momento de endurecimento da política migratória nos Estados Unidos. Entretanto, a Patrulha Estadual do Colorado alega que não tem qualquer envolvimento no caso.

Desde que foi detida, Caroline conseguiu ligar para a família algumas vezes e contou o que aconteceu. O centro de detenção de imigrantes em Aurora, nas imediações de Denver, confirmou que a universitária se encontra detida no local.

Família chegou aos EUA com visto de turista

Os familiares de Caroline chegaram aos Estados Unidos em 2012, com visto de turista válido por seis meses, mas permaneceram no país após o término do prazo. Há seis meses a família oriunda do Brasil entrou com um pedido de asilo, ainda em análise, argumentando que saiu do Brasil após ser vítima de episódios de violência, como assaltos e sequestros.

Campanha para custear a defesa

Colegas da universidade estão se mobilizando para ajudar Caroline em sua defesa. Megan Clark, melhor amiga da brasileira, criou uma vaquinha com objetivo de arrecadar fundos para pagar as altas despesas com advogado e possível fiança. Também foi publicado um abaixo-assinado, que já conta com cerca de 2 mil assinaturas.

Caroline deve ter a primeira audiência nesta quarta-feira (18) e a defesa espera que ela seja liberada sob fiança.

LEIA TAMBÉM:

Candidatos contestam peça cobrada na 2ª fase da OAB e pedem anulação da prova

Palmeiras treina com elenco completo e Abel Ferreira estuda mudanças para enfrentar o Al Ahly

Consulado em Boston faz mutirão para a comunidade brasileira

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*