
Seleção uzbeque conquista classificação histórica após campanha sólida nas Eliminatórias Asiáticas e será a terceira ex-república soviética a disputar um Mundial.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
A seleção do Uzbequistão está oficialmente classificada para uma Copa do Mundo pela primeira vez em sua história. Na última quarta-feira (4/6), a equipe empatou em 0 a 0 com os Emirados Árabes Unidos, fora de casa, e assegurou matematicamente sua vaga para o Mundial de 2026, através das Eliminatórias Asiáticas.
Com o resultado, os uzbeques chegaram a 18 pontos no Grupo A da terceira fase e não podem mais ser alcançados pelos próprios Emirados, que disputarão a repescagem.
O jogo em Abu Dhabi marcou o ponto final de uma longa trajetória da seleção, que já havia batido na trave em outras campanhas, como em 2006 e 2014, quando foi eliminada na repescagem asiática.
Histórico e feito inédito
Independente desde 1991, o Uzbequistão será a terceira ex-república soviética a disputar um Mundial, ao lado de Rússia e Ucrânia. A edição de 2026 será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá.
O feito também representa a consolidação de uma geração promissora. Um dos destaques é o zagueiro Abdukodir Khusanov, de apenas 21 anos, atualmente no Manchester City. Outro nome importante é o experiente atacante Eldor Shomurodov, da Roma, capitão da equipe e referência técnica e emocional do elenco.
Crescimento consistente na Ásia
A campanha invicta na terceira fase confirma a ascensão da equipe na elite asiática. Agora, o Uzbequistão se junta a Irã e Japão como representantes já garantidos da Confederação Asiática de Futebol no Mundial.
No total, oito seleções estão classificadas até o momento:
- Uzbequistão
- Japão
- Irã
- Estados Unidos (sede)
- México (sede)
- Canadá (sede)
- Argentina
- Nova Zelândia
Leia também:
Renato Paiva destaca fase do Botafogo e mira o Mundial: “Vamos com coragem, não com medo”
Flamengo negocia com Jorge Carrascal e tenta fechar reforço de peso para o Mundial de Clubes
Incêndio em navio cargueiro obriga evacuação de tripulação na costa do Alasca
Faça um comentário