Brasil: Menina de 12 anos morre durante parto de emergência em Betim; bebê sobrevive

Foto: Reprodução.
Adolescente indígena venezuelana não fez pré-natal e chegou em estado gravíssimo ao hospital; caso é investigado como estupro de vulnerável.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

Uma menina de 12 anos, grávida de oito meses, morreu durante um parto de emergência no último domingo (13), em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. O bebê sobreviveu e está internado em estado estável, segundo a prefeitura do município.

A adolescente era integrante de uma comunidade indígena venezuelana que vive na cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ela não realizou acompanhamento pré-natal na rede pública.

Primeiro atendimento e agravamento do quadro

Segundo a prefeitura, a jovem procurou atendimento pela primeira vez no dia 10 de julho, em uma unidade básica de saúde, acompanhada da mãe e da tia. A adolescente se recusou a responder às perguntas da equipe médica, mas a tia relatou que ela apresentava enjoos.

Após avaliação clínica, ela foi medicada e teve exames pré-natais agendados para a segunda-feira seguinte (14). No entanto, o quadro se agravou rapidamente.

Na última sexta-feira (11), ela foi levada pelos pais ao Centro Materno-Infantil de Betim em estado gravíssimo. A adolescente foi internada no CTI (Centro de Terapia Intensiva), mas não resistiu. A causa da morte foi identificada como choque refratário, uma condição grave em que o corpo não responde a tratamentos de reanimação, mesmo em cuidados intensivos.

Situação do bebê

Apesar da gravidade do caso, o bebê sobreviveu ao parto e permanece internado, em estado estável, sob cuidados médicos.

Investigação e assistência

A Polícia Civil de Minas Gerais abriu um inquérito para investigar o caso, que está sendo tratado como estupro de vulnerável, crime previsto quando há relação sexual com menores de 14 anos, independentemente de consentimento. A identidade do pai do bebê não foi divulgada.

O município informou que acionou o Conselho Tutelar e o Ministério Público, além de oferecer apoio psicológico à família.

Leia também:

Brasil: líderes de facção são presos com submetralhadoras em megaoperação entre Bahia e Minas

Corinthians vence o Ceará fora de casa, encerra jejum e sobe na tabela do Brasileirão

Brasil: Polícia Civil fecha laboratório clandestino que vendia tirzepatida para emagrecimento em Belo Horizonte

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*