
Filho de Carlo Ancelotti assume pela primeira vez um time como treinador principal e comandará o Alvinegro até o fim de 2026.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
O Botafogo anunciou oficialmente nesta terça-feira (8) a contratação de Davide Ancelotti como novo técnico da equipe profissional. Aos 35 anos, o italiano, filho de Carlo Ancelotti e ex-auxiliar da seleção brasileira, assume o cargo com contrato válido até dezembro de 2026. Esta será a primeira experiência de Davide como treinador principal de um clube.
Davide desembarcou no Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira, assinou contrato em seguida e já comanda seu primeiro treino no Espaço Lonier, na Zona Oeste da cidade, ainda nesta tarde. Ele substitui Renato Paiva, demitido após a eliminação do Botafogo na semifinal da Copa do Mundo de Clubes.
Contrato prevê participação na Copa do Mundo
O vínculo entre Davide e o Botafogo inclui uma cláusula especial que permite sua liberação temporária para integrar a comissão técnica da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2026, ao lado de seu pai, Carlo Ancelotti.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em nota oficial, confirmou a liberação de Davide das funções diárias na seleção, mas ressaltou que ele poderá ser convocado pontualmente durante a reta final de preparação para o Mundial:
“A CBF acredita que essa experiência à frente de um clube brasileiro de ponta contribuirá significativamente para o desenvolvimento profissional de Davide, permitindo uma imersão valiosa no futebol nacional”, informou a entidade.
Nova comissão técnica
Davide não chega sozinho. Ele traz com ele quatro integrantes para sua comissão técnica:
- Luís Tevenet (auxiliar técnico)
- Andy Mangan (auxiliar técnico)
- Luca Guerra (preparador físico)
O italiano já vinha se preparando para assumir um clube de forma definitiva e optou por não se integrar à seleção imediatamente após a chegada de Carlo Ancelotti ao comando do Brasil. Ele esteve próximo de acertar com o Rangers, da Escócia, mas as negociações não avançaram.
Carreira ao lado do pai
Desde 2012, Davide acompanha o pai em diversas passagens por grandes clubes da Europa. Começou como preparador físico no Paris Saint-Germain, e passou por Real Madrid, Bayern de Munique, Napoli e Everton. Tornou-se auxiliar técnico a partir de 2016, no Bayern.
Com o acerto com o Botafogo, Davide será o sétimo técnico da era SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do clube, iniciada no fim de 2021. Até agora, apenas Luís Castro permaneceu no cargo por mais de um ano.
Botafogo em campo
O primeiro desafio de Davide à frente do Botafogo será no próximo sábado, 13 de julho, quando o time enfrenta o Vasco, às 18h30, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Leia também:
Haliburton rompe tendão de Aquiles e desfalca Pacers por toda a temporada 2025/26
Brasileirão é eleito a 6ª melhor liga do mundo e a 2ª mais equilibrada, segundo estudo internacional
Faça um comentário