Dudu tem multa suspensa pelo STJD, mas segue fora do Atlético-MG por cinco jogos

Foto: Reprodução.
Tribunal concede alívio financeiro ao atacante após punição por ofensas a Leila Pereira, mas suspensão em competições da CBF continua; atleta aguarda novo julgamento.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

O atacante Dudu, do Atlético-MG, recebeu um efeito suspensivo parcial concedido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A decisão libera o jogador, por ora, do pagamento da multa de R$ 90 mil imposta por declarações consideradas misóginas contra Leila Pereira, presidente do Palmeiras.

No entanto, ele continua impedido de atuar nas próximas cinco partidas do Galo por competições organizadas pela CBF. Dudu já cumpriu uma das seis partidas de suspensão no último domingo, quando ficou de fora do confronto contra o Palmeiras, no Allianz Parque, válido pelo Campeonato Brasileiro.

Com isso, ainda restam cinco jogos de gancho a serem cumpridos, caso o clube não consiga ampliar o efeito suspensivo. O Atlético-MG, por sua vez, prepara um novo pedido para ampliar o efeito da decisão e permitir que o jogador volte a atuar enquanto aguarda o julgamento do recurso no Pleno do STJD, ainda sem data marcada.

Dudu pode atuar na Sul-Americana

Apesar da punição vigente, Dudu está liberado para disputar a Copa Sul-Americana, já que a suspensão se aplica apenas a competições da CBF. Com isso, o atacante poderá enfrentar o Bucaramanga, da Colômbia, nesta quinta-feira (25), na Arena MRV.

Na sequência, o Atlético tem dois confrontos com o Flamengo: no domingo (28), pelo Brasileirão, e na quarta-feira (31), pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Se o efeito suspensivo não for estendido, Dudu também perderá as partidas contra Bragantino (Brasileiro), Flamengo (volta da Copa do Brasil) e Vasco (Brasileiro).

Entenda o caso

A punição aplicada a Dudu tem origem em uma postagem do jogador nas redes sociais, em resposta a declarações de Leila Pereira. A dirigente havia criticado a forma como o atacante deixou o Palmeiras, após ser anunciado pelo Cruzeiro e desistir do acordo. Leila afirmou que Dudu “saiu pela porta dos fundos”.

Em resposta, Dudu escreveu: O caminhão estava pesado e mandaram eu sair pelas portas do fundo!!! Minha história foi gigante e sincera, diferente da sua, senhora Leila Pereira. Me esquece. VTNC.”

A publicação levou a presidente do Palmeiras a se manifestar novamente, afirmando que o comportamento do atleta tinha motivação de gênero: “Não tenho dúvida de que tudo o que esse atleta fez é porque sou mulher.”

Atualmente, Leila move uma ação civil contra o atacante na Justiça comum. Já Dudu apresentou na semana passada uma queixa-crime contra a dirigente, alegando difamação e injúria. O processo tramita na 13ª Vara Criminal da Comarca de São Paulo, com audiência marcada para o dia 26 de agosto.

Leia também:

Brasil: líder de quadrilha que trocava etiquetas de malas e levou inocentes à prisão na Europa é preso em SP

Brasil recebe mais de mil deportados dos EUA em Fortaleza; 30 são presos ao desembarcar

Nova técnica permite prever ritmo de envelhecimento por meio de ressonância magnética cerebral

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*