FBI prende 10 suspeitos de ataque a centro de detenção do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) no Texas

Para as autoridades federais, a ação criminosa teve como finalidade vandalizar as instalações e interromper as operações do ICE no local.

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Homens com equipamentos táticos e armas atacaram no dia 4 de julho o Centro de Detenção de Prairieland, do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE), localizado em Alvarado, Texas. Durante a ação, os criminosos atiraram em um policial, que ficou ferido, mas já recebeu alta.

O diretor interino do ICE, Todd M. Lyons, disse que essa escalada de violência contra o órgão é incompreensível. “É exatamente contra isso que temos alertado, à medida que a desinformação e a retórica politicamente perigosas se espalham. Agradecemos aos policiais do Departamento de Polícia de Alvarado que atenderam a ocorrência e que o policial ferido já recebeu alta do hospital. Continuaremos a trabalhar com o FBI e os Texas Rangers na investigação e no julgamento dos envolvidos”, destacou.

Nesta terça-feira (8), o ICE comunicou em seu site oficial que 10 dos 11 suspeitos de participação no ataque foram presos pelo FBI. O xerife do Condado de Johnson confirmou que cada um deles agora enfrenta acusações de terrorismo e agressão agravada contra funcionário público com arma letal ou agressão agravada com arma letal contra policial. Um dos suspeitos segue foragido.

Em entrevista coletiva nessa segunda-feira (7), Josh Johnson, diretor interino do Escritório de Operações de Remoção e Fiscalização do ICE em Dallas, manifestou alívio em saber que o policial baleado já está se recuperando dos ferimentos sofridos.

O atentado ao Centro de Detenção de Alvarado aconteceu poucos dias antes de um ativista armado atirar em um oficial da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos em McAllen, no Texas. Para as autoridades federais, a ação criminosa do dia 4 de julho teve como finalidade vandalizar as instalações e interromper as operações do ICE no local.

Aumento das agressões contra agentes do ICE

Segundo o ICE, os agentes do serviço enfrentam atualmente um aumento de 700% nas agressões, praticadas por ativistas políticos disfarçados de defensores de imigrantes, tentando impedir operações. O Departamento de Segurança Interna (DHS) promete processar criminalmente qualquer pessoa que tentar obstruir as operações do ICE ou agredir agentes federais.

LEIA TAMBÉM:

“Após pergunta sobre Trump, Janja dispara: ‘Cadê meus vira-latas?’”

Homem acusado de roubo em Minas Gerais é preso após ser deportado dos Estados Unidos

Bolsonaro recebe novo apoio da Embaixada dos EUA nesta quarta e provoca reações intensas

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*