ICE Newark prende quatro imigrantes ilegais acusados de abuso sexual infantil

Os quatro moradores ilegais do estado de Nova Jersey foram presos durante a “Operação Apex Predator”.

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

O setor de Investigações de Segurança Interna do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE HSI) prendeu quatro imigrantes ilegais acusados de abuso sexual infantil. As prisões foram efetuadas ao longo de vários dias, dentro da “Operação Apex Predator”, um esforço contínuo contra estrangeiros que residem irregularmente nos Estados Unidos com histórico de exploração infantil.

No dia 17 de julho, agentes do ICE HSI e do ERO Newark prenderam Juan Villatoro, de El Salvador, e Reyes Peralta-Salazar, do México, abusadores de crianças que viviam ilegalmente em Nova Jersey. Poucos dias depois, em 21 de julho, foram presos Gerson Jose Saenz Umana, salvadorenho, e Javier Garcia Nicolasa, mexicano, encontrados no mesmo estado.

Villatoro foi condenado em 2 de agosto de 2019 por agressão sexual envolvendo uma vítima menor de 13 anos, agressão sexual qualificada e conduta sexual perigosa. Ele recebeu uma sentença de 5 anos de prisão. Reyes foi preso em 14 de setembro de 2023 por conduta sexual criminosa e conduta sexual com criança, sendo condenado a 180 dias de prisão.

Umana é um criminoso sexual registrado com antecedentes criminais sigilosos, que envolvem exploração de crianças. Ele foi encontrado pela primeira vez em novembro de 2012, perto de Falfurrias, no Texas, com uma criança estrangeira desacompanhada. Já Garcia Nicolasa foi condenado em 1° de dezembro de 2023 por comportamento sexual perigoso com uma criança e sentenciado a três anos de prisão.

Os quatro indivíduos foram obrigados a se registrar como criminosos sexuais no estado de Nova Jersey. Agora todos estão sob a custódia do ICE e aguardam audiência com um juiz de imigração ou deportação.

Sobre a Operação Apex Predator

A Operação Apex Predator é uma iniciativa da Unidade de Investigações de Exploração Infantil do Centro de Crimes Cibernéticos do Departamento de Segurança Interna (DHS) dos Estados Unidos. O objetivo é agir proativamente contra criminosos sexuais estrangeiros condenados, que atualmente residem nos EUA.

LEIA TAMBÉM:

Estados Unidos avançam com pílula anticoncepcional masculina promissora

Gaza enfrenta colapso humanitário: fome afeta até trabalhadores da saúde e equipes da ONU

Brasil e o mundo enfrentam desafio de eliminar hepatite até 2030: Dia Mundial destaca barreiras e necessidade de ação urgente

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*