
O salvadorenho compareceu a um tribunal federal nesta quarta-feira para responder por acusações de tráfico de pessoas.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
O imigrante Kilmar Abrego, que retornou aos Estados Unidos após ter sido deportado por engano para El Salvador, compareceu a um tribunal nesta quarta-feira (16) para responder por acusações de tráfico de pessoas. Até o momento ainda há incertezas sobre o futuro do processo criminal e a permanência dele no país.
Responsável pelo processo, o juiz federal Waverly Crenshaw, de Nashville, Tennessee, recebeu pedidos de promotores para reverter a medida que deu a Abrego o direito de aguardar o julgamento em liberdade, sob fiança. O magistrado, no entanto, não tomou uma decisão nesta quarta-feira, no encerramento dos procedimentos.
Possibilidade de segunda deportação
O governo do presidente Trump já avisou que o imigrante será imediatamente detido e enfrentará uma segunda deportação, mesmo que o juiz ordene sua soltura da custódia criminal.
Natural de El Salvador, Abrego vivia em Maryland quando foi deportado para seu país de origem em março deste ano, apesar da existência de uma decisão judicial de 2019, que proibia sua deportação por risco de perseguição de gangues em El Salvador.
O governo dos EUA afirma que o salvadorenho faz parte da gangue MS-13, o que os advogados dele negam. Ele foi levado de volta de El Salvador para os EUA pelo Departamento de Justiça, que conseguiu uma acusação formal o vinculando a um esquema de contrabando de pessoas para ingresso ilegal nos Estados Unidos.
Abrego é acusado de buscar imigrantes, incluindo crianças, perto da fronteira com o México e transportá-los para vários locais dentro dos EUA. Ele se declarou inocente e seus advogados dizem que o governo apresentou a denúncia para encobrir violações de seus direitos.
LEIA TAMBÉM:
Brasil: abrigo clandestino para idosos é interditado no Rio; responsáveis são procurados
Raio atinge ex-esquiador olímpico durante viagem em família; Noruega lamenta perda
Islândia registra nova erupção vulcânica após série de tremores
Faça um comentário