
Rede identificada espalhava desinformação e buscava manipular organizações argentinas, segundo investigação oficial.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
Um esquema de espionagem internacional foi desmascarado pelo governo de Javier Milei, que não hesitou em tornar pública a operação para garantir que a Argentina siga livre de influências externas. A rede, chamada de “La Compañía”, seria composta por cidadãos russos infiltrados com a missão de semear desinformação e colher dados políticos estratégicos.
A denúncia partiu da Secretaria de Inteligência da Argentina (Side) e foi confirmada pelo porta-voz oficial, Manuel Adorni, que não deixou dúvidas sobre a gravidade do caso. “A Argentina não será um pouco influenciada por ninguém de outra nação. A segurança dos argentinos não é um tema secundário”, declarou.
Além de espalhar fake news contra o governo Milei, o grupo teria articulado ações para envolver ONGs, fundações e movimentos civis locais, tudo para criar uma rede de influência favorável a interesses geopolíticos de Moscou. A ousadia incluiu a formação de outros grupos de argentinos para fortalecer a operação clandestina.
Entre os nomes identificados como cabeças da rede estão Lev Konstantinovich Andriashvili e sua esposa Irina Yakovenko. Ambos viviam no país e, segundo a investigação, atuavam na captação de recursos e articulação com cúmplices locais. O projeto Lakhta, ao qual estariam ligados, já foi citado pelo Departamento do Tesouro dos EUA como responsável por ações de desinformação em diversos países.
Ao ser confrontada, a Embaixada da Rússia buscou se desvincular do caso, dizendo que tomou conhecimento do suposto esquema apenas agora. Em comunicado oficial, respondeu: “Enviamos uma nota verbal ao Ministério de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina solicitando esclarecimentos sobre seu status legal (dos supostos espiões). Lamentavelmente, esta não é a primeira oportunidade de uma mania de espionagem relacionada com as intenções dos adversários do nosso país de prejudicar as relações russo-argentinas”.
Para Milei, o episódio só reforça sua postura firme contra qualquer tipo de ameaça externa. O governo promete avançar na apuração e tomar todas as medidas necessárias para proteger a integridade do país. A mensagem é clara: sob Milei, a Argentina não cede espaço para ações obscuras que coloquem em risco sua autonomia.
Leia mais
Trump e Putin discutem guerra na Ucrânia e reforçam laços em conversa inédita
Eduardo Bolsonaro desafia Moraes e diz estar ‘100% pronto’ para a Presidência
Faça um comentário