
PSG, Al-Ahli, Cruz Azul e Pyramids FC garantem vaga antecipada na próxima edição do Mundial; campeão da Libertadores de 2025 será o próximo a se juntar à lista.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
Com o Mundial de Clubes de 2025 recém-encerrado, os olhos do futebol mundial já se voltam para a próxima edição do torneio, programada para 2029. Até o momento, quatro clubes de diferentes continentes já garantiram presença na competição, que reunirá os melhores times do planeta.
Os classificados até agora são:
Paris Saint-Germain (França)
Al-Ahli (Arábia Saudita)
Cruz Azul (México)
Pyramids FC (Egito)
A última vaga a ser confirmada em 2025 será definida com o campeão da Copa Libertadores deste ano.
Como os times se classificaram:
Paris Saint-Germain (Europa)
Vice-campeão do Mundial de 2025, o PSG assegurou a vaga em 2029 ao conquistar a Liga dos Campeões da Europa pela primeira vez em sua história. O clube francês teve uma atuação histórica na final, goleando a Inter de Milão por 5 a 0 e encerrando o jejum de títulos continentais.
Al-Ahli (Ásia)
Representando a Arábia Saudita, o Al-Ahli garantiu a classificação ao vencer a Liga dos Campeões da Ásia. Comandado pelo brasileiro Roberto Firmino, o time derrotou o Kawasaki Frontale (Japão) por 2 a 0 na decisão e conquistou o título continental.
Cruz Azul (América do Norte, Central e Caribe)
Na CONCACAF, o Cruz Azul do México não deu chances ao Vancouver Whitecaps, do Canadá. Com uma vitória por 5 a 0 na final, os mexicanos levantaram a taça e garantiram a vaga no Mundial de 2029.
Pyramids FC (África)
A surpresa veio do Egito: o Pyramids FC venceu o favorito sul-africano Mamelodi Sundowns na final da Liga dos Campeões da África, com um placar agregado de 3 a 2, e confirmou sua inédita participação no torneio mundial.
O Mundial de Clubes de 2029 seguirá o novo formato da FIFA, com 32 equipes de todos os continentes. A expectativa é de que mais clubes confirmem presença nos próximos anos, à medida que novas edições das principais competições continentais forem realizadas.
Leia também:
Governo dos Estados Unidos determina taxa extra de US$ 250 para visto americano
Itália registra alta recorde de entrada de imigrantes no biênio 2023-2024
Fauja Singh, o maratonista mais velho do mundo, morre aos 114 anos após ser atropelado na Índia
Faça um comentário