
As investigações da Polícia Federal apontam que a organização usava contratos fraudulentos de trabalho para entrada dos imigrantes no Brasil.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Na manhã desta terça-feira (8) a Polícia Federal deflagrou a Operação VAR, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada à prática de contrabando de imigrantes. A ação aconteceu no município de São Paulo.
De acordo com a Polícia Federal, as investigações identificaram que o grupo promovia a entrada ilegal de estrangeiros no Brasil por meio de pedidos fraudulentos de residência, tendo como base contratos de trabalho falsos com instituições esportivas.
Somente nos primeiros três meses de 2024, as autoridades registraram quase 300 entradas irregulares no país, a maioria de cidadãos oriundos dos Camarões. Os contratos simulavam a contratação dos imigrantes como atletas ou funcionários, dando aparência de legalidade.
A operação contou com o apoio da Coordenação-Geral de Imigração Laboral (CGIL), do Ministério da Justiça e de órgãos internacionais, através de cooperação com o Departamento de Investigações de Segurança Interna dos Estados Unidos (HSI).
As investigações da Polícia Federal continuam, no intuito de de apurar a participação de pessoas jurídicas e físicas no aliciamento dos imigrantes e falsificação dos documentos para o contrabando. Também será investigado se os imigrantes foram vítimas de exploração, além de aliciamento.
LEIA TAMBÉM:
Brasil: homem é preso por tráfico internacional de munições entre Guiana Francesa e Amapá
Davide Ancelotti é anunciado como novo técnico do Botafogo e já inicia trabalho no clube
Herói em sua primeira missão: socorrista salva 165 pessoas durante enchentes no Texas
Faça um comentário