Enchentes deixaram ao menos 24 mortos e dezenas de desaparecidos no estado do Texas; tragédia se deu entre a noite de quinta e a manhã de sexta-feira.
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA
Uma forte tempestade provocou uma enchente devastadora no centro do Texas, nos Estados Unidos, entre a noite de quinta-feira e a manhã de sexta-feira. Em poucas horas, o nível do Rio Guadalupe subiu de 2,1 para 8,8 metros, arrastando casas, carros e árvores, e deixando ao menos 24 mortos, segundo autoridades locais.
Equipes de resgate atuam desde a madrugada na busca por dezenas de desaparecidos, incluindo mais de 20 meninas que participavam de um acampamento cristão às margens do rio, o Camp Mystic, no condado de Kerr. Os números ainda variam: informações relatam em 25 desaparecidas, enquanto outros meios de comunicação relatam 23. O xerife do condado afirmou que as buscas seguem de forma intensiva.
A tragédia também levou à morte de Jane Ragsdale, diretora do acampamento Heart O’ Hills, próximo à mesma região.
O vice-governador do Texas, Dan Patrick, pediu orações à população pelas vítimas. “Orações de se ajoelhar mesmo”, disse em declaração. Familiares e amigos compartilham nas redes sociais fotos e pedidos de ajuda na tentativa de obter informações dos desaparecidos.
Regiões isoladas e infraestrutura comprometida
A enchente causou blecautes em larga escala: cerca de 3.500 moradores ficaram sem energia no condado de Burnet e outros 2.700 em Kerr. Em Kerrville, cidade fortemente atingida, moradores relataram cenas dramáticas de fuga.
“Tivemos que passar de carro por cima de fios de energia energizados, porque a única outra saída estava submersa”, contou uma moradora da região.
O volume extremo de água se formou após dois braços do Rio Guadalupe transbordarem simultaneamente. As autoridades seguem em alerta, com risco de novas inundações nos próximos dias.
LEIA TAMBÉM:

Faça um comentário