Pastor hondurenho com visto vencido há 24 anos é preso nos Estados Unidos

 O ICE confirmou em comunicado a prisão do imigrante, que fugiu da Honduras há 24 anos para escapar da pobreza e da violência.

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Com o visto vencido desde 2001, o pastor hondurenho Daniel Fuentes Espinal, de 54 anos, foi preso na semana passada em Maryland, nos Estados Unidos. A prisão foi efetuada por agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) no momento que ele voltava para um canteiro de obras, onde estava trabalhando, depois de comprar materiais de construção em uma loja.

A detenção do pastor deixou sua família consternada, principalmente a esposa, com quem vive desde a adolescência. “Nós ficamos em cima dela para ela comer, dormir, mas quando ela está prestes a comer, ela simplesmente diz: ‘Eu só não sei se seu pai já comeu’”, relata Clarissa Fuentes Diaz, filha do casal.

Em comunicado à imprensa norte-americana, o ICE confirmou a prisão do imigrante, que fugiu de Honduras há 24 anos para escapar da pobreza e da violência. “Daniel Omar Fuentes Espinal é um estrangeiro ilegal de Honduras que foi preso pelo ICE em 21 de julho, em Easton, Maryland”, informou.

Daniel entrou nos Estados Unidos com um visto de 6 meses, mas não saiu do país quando o prazo expirou. Nos Estados Unidos, assim como em muitos outros países, é crime federal permanecer além do período autorizado pelo visto de visitante.

A família afirma que o pastor foi surpreendido com a prisão. “Meu pai ficou confuso o tempo todo, e eles o algemaram e o colocaram no banco de trás do carro. Não sabemos tudo o que as pessoas passam, mas meu pai disse que teve uma experiência diferente do que viu na TV. Eles foram gentis com ele. Colocaram-no no carro e foram embora”, diz Clarissa.

O pastor ficou um dia detido em um escritório em Salisbury, Maryland, antes de ser levado para uma sala de detenção do Escritório de Campo do ICE em Baltimore. Na quinta-feira (24) ele foi transferido para o Centro Correcional Winn em Winnfield, onde aguarda decisão das autoridades da imigração. Enquanto isso, tem pregado para outros detentos.

A família Fuentes Espinal afirma que vem tentando obter o green card há anos, mas tem enfrentado um “pesadelo burocrático”.

LEIA TAMBÉM:

Argentina faz acordo com os Estados Unidos para isenção de visto

Flamengo vence o Atlético-MG no Maracanã e volta à liderança do Brasileirão

ICE Newark prende quatro imigrantes ilegais acusados de abuso sexual infantil

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*