Pesquisa aponta que apoio à imigração cresceu nos Estados Unidos

O levantamento aponta que 79% dos adultos nos Estados Unidos consideram a imigração algo positivo para o país.

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Uma pesquisa realizada pelo instituto Gallup, divulgada na última sexta-feira (11), aponta que o apoio dos americanos à imigração atingiu o maior nível em 25 anos. Conforme o levantamento, 79% dos adultos nos Estados Unidos consideram a imigração algo positivo para o país, um aumento significativo em relação aos índices registrados em 2024.

O apoio à imigração aumentou em todos os espectros políticos, inclusive entre os republicanos, eleitores do presidente Donald Trump, que tem intensificado ações contra a presença de imigrantes irregulares no país. Há uma semana o Congresso aprovou um megaprojeto do governo federal que, entre outros pontos, destina um orçamento recorde para o Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), que fiscaliza a imigração.

A pesquisa representa uma mudança expressiva na opinião pública na comparação com o ano passado, quando a grande quantidade de travessias ilegais na fronteira do México com os EUA durante o governo Biden foi um dos principais temas da eleição presidencial. Nesse período, 55% dos americanos defendiam que a imigração deveria ser reduzida. Na pesquisa mais recente, esse número caiu para 30% dos entrevistados.

De acordo com o instituto de pesquisa, o maior recuo ocorreu entre os republicanos. No ano passado, 88% das pessoas dessa ideologia afirmavam que queriam menos imigrantes nos Estados Unidos. Esse índice caiu para 48% no levantamento mais recente. Entre os democratas a redução foi de 28% para 16% e entre os que se declaram independentes, de 51% para 30%.

Também houve aumento da percepção positiva dos imigrantes para o país entre os mais conservadores. Um percentual de 65% dos republicanos conservadores disse que enxerga os imigrantes com bons olhos, contra apenas 39% no ano passado.

Agora menos americanos são favoráveis à campanha de deportação em massa do governo contra imigrantes em situação irregular, com uma redução de 47% para 38% em um ano. Por outro lado, cresceu o número de pessoas que defendem a regularização dos imigrantes, saltando de 70% em 2024 para 78% em 2025. O apoio à cidadania para estrangeiros que chegaram ainda criança aos EUA também segue alto, acima de 80%.

Realizada entre os dias 2 e 26 de junho, a pesquisa entrevistou 1.402 adultos em todo o país, incluindo amostras adicionais de pessoas negras e hispânicas (provenientes de países de língua espanhola), questionadas sobre dados demográficos nacionais.

LEIA TAMBÉM:

Saúde infantil no Brasil avança com oncologia e UTIs em hospital de Maringá

Filho de “El Chapo” admite crimes nos EUA, mas ainda pode pegar prisão perpétua

EUA: Tiroteio em Lexington deixa feridos e mobiliza autoridades; suspeito foi morto

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*